Em cinco meses, mais de 480 toneladas de cabos de telecomunicações irregulares são retiradas dos postes na Bahia

Em cinco meses, mais de 480 toneladas de cabos de telecomunicações irregulares são retiradas dos postes na Bahia

25/06/25

No mesmo período, aproximadamente 200 empresas que atuam no ramo se regularizaram junto à distribuidora de energia
 

O quantitativo de cabos de telecomunicações removido dos postes de distribuição de energia na Bahia cresceu 284% nos primeiros cinco meses de 2025 em relação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a maio deste ano, as ações de ordenamento da Neoenergia Coelba em todos os municípios baianos resultaram na extração de 480 toneladas de cabos e quase 25 mil caixas de internet. No mesmo período, aproximadamente 200 empresas que atuam no ramo das telecomunicações regularizaram suas situações junto à distribuidora de energia. As ações de ordenamento de redes de telecomunicações ocorrem diariamente em todo o estado baiano. 

O município que lidera o quantitativo de rede instalada de maneira irregular nos postes é Salvador, com 36 toneladas de cabos retirados em cinco meses. Além dos cabos, centenas de equipamentos – como caixas – também foram removidos com o objetivo de garantir mais segurança à população, diminuir a poluição visual e incentivar a regularização das empresas que ocupam a infraestrutura de postes da distribuidora de energia de maneira irregular com apresentação de projeto técnico e assinatura de contrato. Em todo o estado baiano, equipes técnicas da Neoenergia Coelba fiscalizaram mais de 89 mil postes em cinco meses, resultando nos números destacados anteriores. 

“As ações de ordenamento da rede compartilhada entre a Neoenergia Coelba e as empresas de telefonia são de suma importância para a segurança da população. As empresas precisam apresentar projetos para uso dos nossos postes, precisam estar regulares juntos às agências de regulação e, sobretudo, priorizarem a segurança”, destaca Adriana Teodorio, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba.   

Como as empresas de telecomunicações podem se regularizar

Para evitar que seus cabos e equipamentos sejam retirados e o fornecimento de internet interrompido, a distribuidora disponibilizou um canal de atendimento direto para que empresas de possam se regularizar. Através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, os provedores poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.   

O gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades, pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes, podendo causar graves acidentes com a população e interrupções de energia. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à utilização de cabos e equipamentos energizados, alimentados irregularmente e sem os devidos critérios de segurança.   

Descubra se o seu provedor é gatonet

A população também pode ser aliada da Neoenergia Coelba no combate às ocupações clandestinas de telefonia e internet. A distribuidora orienta que os clientes só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. Para verificar a lista completa dos provedores autorizados, acesse o link a seguir: Link.   

Responsabilidades 

A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.