- Produtos e Soluções
- Início
-
Sua Casa
-
Todos os Serviços
- Todos os Serviços
- Atualização Cadastral
- Autoleitura
- Troca de Titularidade
- Tipos de Desligamento
- Cadastro de Equipamentos Vitais
- Geração Distribuída
- Declaração Anual de Débito
- Tensão de Fornecimento
- Ressarcimento de Danos Elétricos
- Sugestões, Elogios ou Reclamações
- Valores dos Serviços
- Mural Digital do Cliente
- Falta de Energia
- Ligação Nova
- Campanhas & Promoções
- Sua Conta
- Dicas
- Tarifas
- Normas Técnicas
- Parceiros
- Canais de Atendimento
- Fatura e demais documentos digitais - Termo de aceite
-
Todos os Serviços
-
Seu Negócio
- Nossos Serviços
- Sua Conta
- Dicas
- Tarifas
- Normas Técnicas
- Canais de Atendimento
- Poder Público
- Conselho de Consumidores
- Política e Avisos de Privacidade
- Notícias
- Formulários
- Buscar em todos os sites
- Busca

Neoenergia Coelba remove mais de 600 gambiarras durante festas juninas na Bahia
28/06/23
O São João da Bahia contou com diversos polos de comemorações em todo o estado, movimentando milhares de pessoas que buscavam celebrar a data. Para que a festividade fosse comemorada sem nenhum acidente com a rede elétrica, a Neoenergia Coelba montou uma operação para fiscalizar as festas, que resultou na remoção de mais de 600 gambiarras em cidades como Salvador, Juazeiro, Guanambi, Itabuna, Teixeira de Freitas e Jeremoabo.
As populares gambiarras são comumente utilizadas para a realização de conexões temporárias de energia, sem a anuência da Neoenergia Coelba. Executada geralmente por um profissional desqualificado e não autorizado a intervir na rede elétrica, elas representam risco de acidente para a população, podendo provocar um choque elétrico a quem está aproveitando os festejos.
“Em grandes eventos, como o São João e o Carnaval, a distribuidora reforça as ações para remover as gambiarras evitando possíveis choques elétricos. A instalação de barracas para a comercialização de comidas e bebidas durante estas festas, somada ao aumento no fluxo de pessoas, faz com que redobremos a atenção visando a segurança de todos”, destacou o supervisor de Gestão Operacional, Jemerson dos Santos.
Risco
A gambiarra configura um risco em virtude da conexão precária de um ou mais aparelhos a uma fonte de energia. Isso sobrecarrega a rede e pode provocar aquecimento dos fios, curtos-circuitos, incêndio, além de gastar mais energia. Esse tipo ligação é considerado um furto de energia, que é crime sujeito às penalidades do Artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves.