- Produtos e Soluções
- Início
-
Sua Casa
-
Todos os Serviços
- Todos os Serviços
- Atualização Cadastral
- Autoleitura
- Troca de Titularidade
- Tipos de Desligamento
- Cadastro de Equipamentos Vitais
- Geração Distribuída
- Declaração Anual de Débito
- Tensão de Fornecimento
- Ressarcimento de Danos Elétricos
- Sugestões, Elogios ou Reclamações
- Valores dos Serviços
- Mural Digital do Cliente
- Falta de Energia
- Ligação Nova
- Campanhas & Promoções
- Sua Conta
- Dicas
- Tarifas
- Normas Técnicas
- Parceiros
- Canais de Atendimento
- Fatura e demais documentos digitais - Termo de aceite
-
Todos os Serviços
-
Seu Negócio
- Nossos Serviços
- Sua Conta
- Dicas
- Tarifas
- Normas Técnicas
- Canais de Atendimento
- Poder Público
- Conselho de Consumidores
- Política e Avisos de Privacidade
- Notícias
- Formulários
- Buscar em todos os sites
- Busca

355 ligações clandestinas são encontradas por dia na Bahia; Neoenergia Coelba reforça o alerta para os riscos da prática ilegal
Além de ilegal e perigosa, a realização de ligações de energia pode prejudicar o fornecimento de energia
A Neoenergia Coelba flagrou, no primeiro semestre de 2025, mais de 65 mil ligações clandestinas na Bahia, uma média de 355 por dia. A prática ilegal coloca a vida da população e de animais em risco, pois é realizada por profissionais não autorizados e não habilitados. Como forma de prevenção e conscientização da população, a Neoenergia Coelba reforça os perigos que as ligações irregulares representam para a sociedade.
Apenas profissionais da Neoenergia Coelba podem realizar qualquer intervenção na rede elétrica. As ligações clandestinas, por sua vez, são feitas por pessoas sem a devida capacitação para executar o serviço, que não seguem os critérios de segurança necessários, colocando a vida das pessoas e a integridade da rede elétrica em perigo.
O principal risco relacionado às ligações clandestinas é o de choque elétrico. Por não ter a capacitação necessária e não utilizar os equipamentos de proteção coletivos e individuais, o infrator pode ter contato com a eletricidade e receber uma descarga, podendo vir a óbito. Além disso, os cabos e equipamentos utilizados podem não ter o isolamento indicado, gerando fuga de corrente e um risco elevado para toda a população.
Outro prejuízo causado pelas ligações clandestinas é a sobrecarga no sistema de energia. Toda a rede elétrica é construída com base em estudos técnicos e de engenharia que analisam a carga suportada pela rede elétrica. Como a ligação clandestina é feita à revelia da concessionária, essa demanda não dimensionada pode ocasionar uma sobrecarga e uma interrupção de energia que afeta todos os consumidores. A carga excedente pode vir a partir cabos e colocar as pessoas em risco.
Por isso, é importante que a população denuncie caso haja suspeita de furto de energia. As denúncias são feitas de forma anônima no site da distribuidora (www.neoenergia.com) ou pelo número 116.