- Produtos e Soluções

Furto de energia: operações em comércios de Salvador recuperam energia suficiente para abastecer cerca de 3 mil residências
Padaria em Brotas e bar em Itapuã foram flagrados em irregularidades pela Neoenergia Coelba; proprietária do bar foi conduzida à delegacia
Uma operação de combate ao furto de energia realizada nesta terça-feira (9) flagrou uma padaria na principal avenida do bairro de Brotas, em Salvador, utilizando ligação clandestina. A irregularidade resultou na recuperação de aproximadamente 160 mil quilowatts-hora, quantidade de energia capaz de abastecer 2.500 residências durante 15 dias. As equipes da Neoenergia Coelba verificaram que a unidade estava ligada diretamente na rede elétrica, sem passar pelo sistema de medição.
A ação se soma a outra realizada na semana passada, em um bar na orla de Itapuã, onde técnicos da Neoenergia Coelba identificaram fraude. Nessa ocasião, foram recuperados 25 mil quilowatts-hora, o equivalente ao consumo de 400 residências no mesmo período. A proprietária do estabelecimento foi conduzida à delegacia pela Polícia Civil para prestar esclarecimentos. No local, a fraude estava subterrânea.
As duas operações foram realizadas em parceria com a Polícia Civil, que encaminhou peritos aos locais para constatar as fraudes junto com os eletricistas da Neoenergia Coelba.
De acordo com levantamento da distribuidora, somente em 2025 já foram registradas 284 irregularidades no setor de bares, restaurantes, padarias, delicatessens e choperias em toda a Bahia. Em Salvador, foram 114 casos. As operações resultaram na recuperação de 830 mil quilowatts-hora no estado - energia suficiente para abastecer 13 mil residências por 15 dias. Apenas na capital, o volume chega a 350 mil quilowatts-hora, capaz de atender 6 mil casas.
Os estabelecimentos flagrados são obrigados a pagar pelo consumo não registrado, com acréscimo de multa e juros, além de poderem responder a inquérito policial. A companhia reforça que as ligações clandestinas colocam em risco a vida de quem manipula a rede, podem causar acidentes graves e ainda prejudicam o fornecimento para os demais consumidores.
“As operações mostram que seguimos firmes no combate ao furto de energia. Nosso compromisso é garantir um fornecimento seguro e justo para toda a população, e por isso trabalhamos constantemente para identificar fraudes e responsabilizar os envolvidos", afirmou Madson Melo, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e pode resultar em até oito anos de reclusão.