Instituições debatem o impacto das mudanças do clima em Feira de Santana durante o 2º Fórum Desafios Climáticos

Instituições debatem o impacto das mudanças do clima em Feira de Santana durante o 2º Fórum Desafios Climáticos

10/10/25

Promovido pela Neoenergia Coelba, evento contou com a participação da Climatempo e da Defesa Civil de Feira de Santana
 

Temperaturas mais elevadas e temporais frequentes estão sendo registrados em toda a Bahia. Em Feira de Santana, não é diferente.  Para debater sobre o novo cenário e como isso impacta no fornecimento energia, a Neoenergia Coelba promoveu o 2º Fórum Desafios Climáticos em Feira de Santana. O evento, realizado na última quinta-feira (9), contou com a participação da empresa especializada em meteorologia, Climatempo e a Defesa Civil do município. 

Durante a sua apresentação, Vitor Hassan, Head da Climatempo, fez o alerta de que a La Niña deve atingir a Bahia com maior intensidade durante o Verão. Com o fenômeno climático, o calor intenso deve se estender até o início de 2026. Em Feira de Santana, o pico de calor deve acontecer em novembro, com máxima de até 38.1 graus. Estão previstas chuvas intensas na cidade em dezembro e, a partir de fevereiro, as precipitações devem ser mais constantes no município.  

Plano para contingências da Neoenergia Coelba

No evento, a Neoenergia Coelba apresentou o seu plano de investimentos e preparação para períodos de adversidade climática. De 2024 até 2027, a distribuidora irá investir, apenas no Centro Norte da Bahia, R$ 1,7 bilhão em obras de reforço da rede elétrica e implantação de novas tecnologias, aumentando a resiliência do sistema. Entre os destaques em Feira de Santana, está a ampliação da Subestação Santa Mônica, que duplicou a sua capacidade e está beneficiando diretamente os moradores, comerciantes e empresários da Princesa do Sertão.  

“Uma das principais novidades deste ano na Bahia e em Feira de Santana é a aquisição de baterias para armazenamento de energia, conhecidas como Bess. Este equipamento possui tecnologia de ponta, possibilitando uma melhor qualidade no fornecimento de energia e maior satisfação dos nossos clientes. Também adquirimos 17 novas antenas Starlink para as equipes de Feira de Santana, que garantem que a comunicação entre os eletricistas e o Centro de Operações Integradas aconteçam mesmo em locais isolados e sob forte chuvas”, explicou o superintendente Técnico da Neoenergia Coelba, Thiago Martins. 

O executivo também destacou o plano da distribuidora durante contingências. Neste ano, a Neoenergia Coelba realizou 2,1 mil podas, volume 35% superior quando comparado ao mesmo período de 2024. Esta ação mitiga uma das principais causas para ocorrências em temporais: a queda de árvores sobre a rede elétrica. O planejamento contempla, ainda, o acompanhamento constante do clima, análise de cenários, definição dos níveis de emergência e a possibilidade de triplicar a quantidade de equipes em campo durante contingências.  

Roda de debate com a Defesa Civil de Feira de Santana

O evento foi finalizado com uma roda de conversa com o representante da Defesa Civil de Feira de Santana, que explicou a preparação e monitoramento do órgão para atuar durante as adversidades climáticas, além das ações que adotam durante as contingências – incluindo a comunicação com os cidadãos.  

O 2º Fórum Desafios Climáticos em Feira de Santana contou com a participação de universidades, instituições e representantes do poder público municipal. O evento integra o plano de ação da Neoenergia Coelba para mitigar os efeitos das mudanças climáticas para a população baiana, demonstrando o compromisso da empresa com os seus consumidores.