- Produtos e Soluções

Neoenergia Coelba responde à contingência climática na Bahia com mais de 850 equipes em campo no atendimento a mais de 6 mil ocorrências
Nos primeiros cinco dias de maio, mais de 850 equipes atuaram em operação especial para atender mais de 6 mil ocorrências relacionadas aos temporais. O efetivo foi mais que quadruplicado nas regiões críticas;
Apesar das dificuldades de acesso por obstrução de vias, 90% dos consumidores tiveram o fornecimento normalizado em menos de 5 horas. 50% ficaram menos de 2 horas sem luz;
Nenhuma subestação da Neoenergia Coelba registrou interrupção, o que demonstra a resiliência e robustez da infraestrutura.
Segundo a Defesa Civil, entre 1 e 5 de maio, cerca de 30 cidades da Bahia entraram em alerta de temporais, a maior parte delas nas Regiões Sul da Bahia, Metropolitana de Salvador e Litoral Norte. Mais de 15 municípios decretaram situação de emergência e a capital baiana registrou, em apenas cinco dias, todo o volume de chuva esperado para maio.
Neste cenário de contingência climática, a Neoenergia Coelba colocou em ação um plano de resposta a emergência que mobilizou mais de 850 equipes de eletricistas, incluindo equipes de outras distribuidoras do grupo Neoenergia, técnicos e engenheiros, mais que quadruplicando o efetivo total nas áreas críticas. O contingente de eletricistas chegou a mais de 3.500 profissionais. O trabalho foi realizado 24 horas por dia, tanto em campo, nas regiões impactadas pelos temporais, quanto no Centro de Operações Integradas (COI), sala de controle e monitoramento de toda a rede de distribuição elétrica da Bahia.
Nenhuma subestação da Neoenergia Coelba registrou interrupção, o que demonstra a resiliência e robustez da sua infraestrutura. As ocorrências foram pulverizadas, afetando localidades e consumidores isolados, mas sem impactos de maior abrangência.
O período de maior impacto na rede elétrica foi entre a sexta-feira (2) e o sábado (3), quando houve um maior número de interrupções no fornecimento de energia. Na segunda-feira (5), a maior parte das ocorrências relacionadas aos temporais já estava resolvida. 90% dos consumidores tiveram o fornecimento normalizado em menos de 5 horas, e 50% deles ficaram menos de 2 horas sem luz. Nas áreas urbanas, 60% das ocorrências foram resolvidas em menos de 3 horas. 10% das ocorrências mais complexas são em áreas rurais com dificuldade de acesso.
Nesta quarta-feira (7), mesmo com a climatologia ainda instável, a empresa já opera em patamar de normalidade, com faltas de energia pontuais, e segue atuando para resolver as ocorrências mais complexas.
Planejamento estratégico e Centro de Operações Integradas
Assim que confirmada a previsão pela Climatempo, o Centro de Operações Integradas (COI) entrou em operação especial de monitoramento, controle e gestão da rede elétrica. É no COI que são realizadas as manobras remotas nos 7.300 equipamentos instalados na rede para recomposição automática do sistema de distribuição de energia – sem intervenção humana e com maior agilidade. Durante fortes chuvas ou ventos intensos, o COI é capaz de transferir cargas ou religar trechos da rede, reduzindo o tempo em que o cliente fica sem luz.
Comunicação com os clientes e priorização a serviços essenciais
Durante todo o período de contingência a Neoenergia Coelba manteve comunicação ativa com seus clientes, com reforço no atendimento às ocorrências através das lojas físicas, central telefônica gratuita 116 e dos canais digitais – WhatsApp, aplicativo Neoenergia Coelba e site. A comunicação também incluiu orientações de segurança com a rede elétrica através das redes sociais, do WhatsApp e da imprensa.
Para garantir a energia em serviços essenciais que servem a população, a Neoenergia priorizou o atendimento a escolas, creches, unidades de saúde, empresas de água e órgãos públicos.
Canais de atendimento Neoenergia Coelba
Central de atendimento gratuita: 116
WhatsApp: (71) 3370-6350
Site: www.neoenergia.com/ba