Dia do Trabalho: Catadores transformam resíduos recicláveis em renda com projeto da Neoenergia Coelba

01/05/25

Neste dia, a Neoenergia Coelba destaca a importância dos catadores de materiais recicláveis e apresenta os resultados da Ação Catador, iniciativa que gera renda, promove inclusão e incentiva a sustentabilidade

 

Em um cenário no qual a informalidade ainda marca grande parte da força de trabalho no país, catadores de resíduos têm encontrado na reciclagem uma importante fonte de renda. Na Bahia, a iniciativa Ação Catador, da Neoenergia Coelba, oferece a esses profissionais a oportunidade de transformar resíduos em pagamento direto.

Integrante do Projeto Vale Luz, a ação permite que catadores autônomos entreguem materiais como latas de alumínio, garrafas PET e embalagens de vidro e recebam, via PIX, o valor integral praticado pela indústria. Apenas no primeiro trimestre de 2025, a ação arrecadou quase 20 toneladas de resíduos e repassou mais de R$ 127 mil em transferência bancária para 100 catadores autônomos, fortalecendo a economia circular e promovendo a inclusão social no estado. 

"O trabalho dos catadores é essencial para a preservação do meio ambiente e, com essa ação, conseguimos dar ainda mais dignidade e reconhecimento a essa atividade. A Ação Catador, da Neoenergia Coelba, traz uma valorização importante desses profissionais, atribuindo aos resíduos um valor de venda maior que o praticado no mercado", afirma Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba.

Os catadores entregam os resíduos aceitos pela ação em pontos de troca do projeto, onde são pesados e convertidos em recursos financeiros, transferidos para a conta bancária de sua titularidade. Para participar, os catadores precisam apresentar documentos de identificação, preencher uma ficha de cadastro e possuir uma conta bancária para depósito dos valores referentes aos resíduos entregues.

“Eu conheci a ação através da minha cooperativa, a CAMAPET. Eu levei meus materiais e eles me indicaram que eu podia vender para a Neoenergia Coelba, com a ação do Vale Luz. Primeiro eu achava que era só trocar por desconto na fatura, mas depois que eu descobri que nós catadores podemos trocar por dinheiro na conta, fez toda a diferença para mim. Valeu muito a pena me inscrever nesse projeto”, declara Maria Quitéria, catadora de recicláveis.

Para fazer com que o benefício alcançasse os catadores autônomos, foram estabelecidas parcerias com diversas organizações: CAMAPET (cooperativa de catadores que recebe resíduos plásticos), Novelis (indústria recicladora de alumínio), AMBIPAR e Heineken Spin (operador logístico para reciclagem de vidro), além do Centro de Arte e Meio Ambiente - CAMA ,organização da sociedade civil que defende os direitos de grupos marginalizados, com foco na inclusão socioprodutiva de catadores que trabalham na cidade baixa.

Vale Luz: descontos na conta de luz e estímulo à reciclagem

O Vale Luz faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela ANEEL, e promove a coleta e o descarte correto de materiais recicláveis em troca de benefícios na fatura de energia elétrica.

Por meio do projeto, a população em geral pode entregar resíduos como papel, papelão, plásticos, metais e óleo de cozinha acumulando descontos na conta de luz. A iniciativa contribui para a redução do volume de lixo nos aterros sanitários e estimula práticas sustentáveis em toda a comunidade.

No primeiro trimestre de 2025, foram contemplados 3.297 clientes que destinaram nos pontos de atendimento do Vale Luz aproximadamente 200 toneladas de resíduos recicláveis totalizando R$ 72,5 mil em descontos nas faturas de energia elétrica.

O projeto atua em municípios baianos por meio de pontos fixos de coleta e ações itinerantes (consultar programação em: Vale Luz - Neoenergia), com o objetivo de estimular o descarte correto e reduzir a quantidade de resíduos sólidos encaminhados a aterros sanitários.