Neoenergia conquista Prêmio Ibero-Americano de Qualidade pelo desempenho de suas distribuidoras

Neoenergia conquista Prêmio Ibero-Americano de Qualidade pelo desempenho de suas distribuidoras

29/01/26

Reconhecimento reafirma o padrão de excelência das empresas do grupo, que já haviam se destacado em 2025 ao vencer o Prêmio Abradee – o mais importante do setor de distribuição de energia no Brasil

 

Comprometida em oferecer um serviço de qualidade aos clientes em todas as regiões onde atua, a Neoenergia recebeu nesta quinta-feira (29) o Prêmio Ibero-Americano de Qualidade em Madri, na Espanha. A empresa foi reconhecida com a distinção máxima, na categoria Ouro, pelo trabalho realizado pelas cinco distribuidoras do grupo: Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS), Neoenergia Brasília (DF) e Neoenergia Pernambuco. No total, são 17 milhões de clientes atendidos, o que representa uma população de 40 milhões de pessoas.

É a primeira vez nas 26 edições do Prêmio Ibero-Americano de Qualidade que um grupo de empresas é condecorado: a Neoenergia foi premiada junto com as suas cinco distribuidoras. Além disso, a empresa conquistou a maior pontuação na história e é a maior organização já reconhecida pela honraria. No total, a companhia tem mais de 16 mil colaboradores.

A qualidade é um valor essencial para a Neoenergia, porque significa entregar um serviço de excelência aos nossos clientes. Em 2025, esse compromisso foi reconhecido no Prêmio Abradee (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), que elegeu duas de nossas distribuidoras como as melhores do Brasil, totalizando oito troféus. Trata-se do principal reconhecimento do setor no país. Agora, com este prêmio internacional, celebramos mais uma conquista que reforça o empenho e a dedicação das nossas equipes em oferecer um atendimento cada vez melhor aos mais de 17 milhões de clientes”, destaca Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, que recebeu o prêmio em Madrid.

O prêmio e a FUNDIBEQ

O Prêmio Ibero-Americano de Qualidade foi criado em 1999 e é a mais alta distinção em gestão organizacional concedida no espaço ibero-americano. Ele reconhece organizações público e privadas com base no modelo do bloco de excelência em gestão.

O prêmio é vinculado à Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que, por sua vez, é coordenada pela Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), que representa governos de 22 países da região. A gestão da instituição é feita pela FUNDIBEQ (Fundação Ibero-Americana para a Gestão da Qualidade), responsável pela administração técnica, metodologia e coordenação da rede internacional de avaliadores em 17 países.

Para participar, é preciso que a organização tenha conquistado algum prêmio nacional de qualidade ou recebido algum reconhecimento internacional relevante. Até o ano passado, 248 organizações já foram reconhecidas.

Além da conquista de 2026, a Iberdrola, controladora da Neoenergia, tem uma relação especial com a FUNDIBEQ: a empresa participou da constituição da fundação em 1998, juntamente com outras empresas públicas e privadas de países como Peru, Espanha, Argentina, México, Portugal, Colômbia, Cuba e Venezuela.

Além disso, a Iberdrola atuou, também, como patrocinadora e membro do conselho da fundação, contribuindo para o desenvolvimento e a divulgação do modelo ibero-americano de excelência em gestão.

Iberdrola México é reconhecida pelo apoio ao esporte feminino

A Iberdrola México também recebeu o Prêmio Ouro de Melhores Práticas em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da DestElla, um programa social que promove o desenvolvimento e o empoderamento de meninas e mulheres por meio do esporte. O prêmio é concedido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e pelo FUNDIBEQ a projetos que contribuem de forma excepcional para os ODS e a Agenda 2030 das Nações Unidas. No Brasil, a Neoenergia é reconhecida, no setor de energia, como a empresa que mais apoia o esporte feminino no Brasil. Destaca-se o fomento ao Time Neoenergia que já tem oito atletas de diferentes modalidades esportivas: Bia Souza (judô); Ana Marcela (águas abertas); Antonia Silva (futebol); Rayane Soares (atletismo paralímpico); Ana Vitória Magalhães, a Tota (ciclismo); Bruna Kajiya (kitesurfe); Mirelle Leite (atletismo); e Celine Bispo (natação).

Outras conquistas da Neoenergia

A Iberdrola e a Neoenergia já participaram do Prêmio Ibero-Americano de Qualidade em outras edições. Em 2014 e 2016, a Neoenergia Elektro foi premiada na categoria Ouro. Em 2019 e 2021, a Iberdrola México conquistou a categoria prata. Já em 2024, a Iberdrola México também conquistou a categoria Ouro.

Notícias relacionadas