torres de transmissão de energia

O uso da tecnologia no setor elétrico: novas soluções, tendências e quais serão as profissões do futuro

15/08/25

O setor elétrico está em constante desenvolvimento e busca acrescentar cada vez mais à sua atuação soluções e produtos de alta qualidade e que proporcionam mais sustentabilidade às operações. O uso de tecnologias e inovações que integram inteligência artificial (IA), big data, redes inteligentes (smart grids) e energia renovável é o que impulsiona e transforma toda a cadeia de energia, da geração ao consumo. Novas oportunidades, profissões e desafios ao setor também surgem com essa evolução. 

Entenda as mudanças no setor de energia elétrica com o uso da tecnologia, como serão as profissões do futuro e as habilidades que os profissionais precisarão desenvolver para atuar na área.

Painéis fotovoltaicos no Complexo Solar Neoenergia Luzia

 
 

Tecnologias mais utilizadas no setor elétrico 

A transformação digital possibilitou a incorporação de soluções disruptivas nas empresas, proporcionando o uso de tecnologia para dar eficiência à gestão e às atividades internas e externas.

Organização e análise de dados, agilidade na resolução e predição de problemas, eficiência energética, automação de máquinas, processos com mais sustentabilidade e atendimento ao cliente mais eficaz são alguns dos resultados já observados no setor por meio da aplicação de tecnologias e inovações. 

 

1. Energia Renovável

O uso crescente de fontes renováveis para o fornecimento de energia exige a utilização de sistemas inteligentes, que possibilitam a distribuição de energia seja em momentos de baixa ou alta produção. Para isso, as baterias e sistemas de armazenamento são essenciais para garantir que a energia gerada por essas fontes seja utilizada de forma mais eficiente e segura.  
 
A tecnologia também tem permitido aos consumidores a microgeração distribuída, que é a geração da própria energia elétrica, como por exemplo, por meio de painéis solares. Isso tem mudado a dinâmica entre empresas e consumidores em todo o mundo. 

 

2. Inteligência Artificial (IA) e Big Data 

Algoritmos de IA estão sendo utilizados para análise de grandes volumes de dados e previsão de demanda de energia com mais precisão. Essa iniciativa ajuda a otimizar a distribuição de energia, evitando desperdícios e melhorando a eficiência.  

A IA também permite a verificação de dados de sensores em tempo real, prevendo assim falhas em equipamentos, evitando interrupções no fornecimento de energia e reduzindo custos com manutenções emergenciais. 

Por meio da integração da IA com big data ainda é possível​ a gestão de redes elétricas mais eficientes e flexíveis. As smart grids são capazes de adaptar-se automaticamente a mudanças na oferta e demanda de energia, além de integrar diferentes fontes de energia, incluindo as renováveis.

 

3. Blockchain e Energia Descentralizada 

O blockchain está sendo explorado para criar sistemas de transações de energia mais seguros e transparentes, especialmente no contexto de mercados de energia descentralizados. Desta forma, os consumidores e produtores podem trocar energia diretamente, sem precisar de intermediários. 

 

4. Digitalização e Automação

Soluções digitalizadas e automatizadas promovem resoluções mais rápidas e oferecem uma grande economia de tempo e segurança à mão de obra humana. Como exemplo, a automação de subestações, que contém alta tensão e em muitos casos ficam localizadas distantes dos centros urbanos, e o uso de medidores inteligentes e controle remotos, que possibilitam as distribuidoras de energia monitorarem o consumo do cliente e fazer ajustes e testes a distância, em tempo real.

 

Energia renovável: a influência da tecnologia na transição energética

A base da transição energética é a ampliação de fontes renováveis, o foco na eficiência energética e o investimento em tecnologia. As principais inovações, como o armazenamento de energia, o uso de redes inteligentes e a digitalização com Internet das Coisas (IoT – sigla em inglês para Internet of Things), já estão sendo utilizadas e desenvolvidas no mercado com o fim de implementar soluções menos poluentes e são inúmeros os benefícios. 

 

Vantagens do uso de tecnologia na transição energética 

Além de contribuir para a conservação do meio ambiente e combater as mudanças climáticas, os benefícios do uso da tecnologia afetam diretamente empresas e consumidores.  
 
Para as organizações, proporciona a redução de custos, o aumento da eficiência operacional, com uma previsibilidade maior de falhas e outras questões em diversos locais de atuação, e uma maior satisfação dos clientes, que estão cada vez mais conectados e adaptados a uma realidade digital. Para os clientes, o aumento da qualidade do serviço, a facilidade em pagar contas, o rápido acesso a informações e resoluções de problemas. 

O armazenamento de energia, utiliza como principais tecnologias: as baterias de íon-lítio, amplamente utilizadas em veículos elétricos e sistemas de armazenamento residencial e comercial; as baterias de fluxo, alternativa para armazenamento em larga escala, com maior durabilidade; o armazenamento térmico, que utiliza materiais como sais fundidos para armazenar calor e gerar eletricidade posteriormente; e o hidrogênio verde, produzido por eletrólise com energia renovável. 

As redes inteligentes além de​ melhorar a eficiência e flexibilidade do serviço de energia, tem entre seus principais benefícios a maior integração de fontes renováveis, a redução de perdas elétricas por meio do monitoramento em tempo real e a resposta automatizada à demanda, evitando sobrecargas no sistema elétrico. No mais, os medidores inteligentes permitem ainda que os consumidores otimizem seu consumo de energia. 

A eficiência energética também é um aspecto essencial na transição para um sistema energético mais sustentável. A adoção de iluminação LED, a compra de eletrodomésticos mais eficientes, a otimização de processos industriais para reduzir desperdícios e melhorar a produtividade e a eletrificação dos transportes, promovendo uma mobilidade mais limpa e sustentável, são aspectos que contribuem para a eficiência energética e para uma transição mais sustentável. 

A digitalização e o uso da IoT no setor energético têm como principais aplicações o monitoramento preditivo para evitar falhas na rede elétrica, a otimização do consumo por meio de dispositivos inteligentes conectados, o uso de blockchain para a comercialização descentralizada de energia solar e a integração com veículos elétricos, permitindo que sirvam como fontes temporárias de armazenamento de energia. 

 

Profissões do futuro no setor elétrico: qualificações e habilidades

Um profissional do futuro deverá ter uma formação técnica robusta, com especialização em novas tecnologias e preparo para lidar com as questões de sustentabilidade e gestão de energia. Investir em educação contínua, acompanhar as tendências emergentes e desenvolver habilidades em áreas importantes como IA, big data, blockchain e energias renováveis, será importante para garantir um lugar de destaque no setor elétrico do futuro. 

As profissões do futuro no setor de energia elétrica são:

  • Engenheiros de redes inteligentes: profissionais que projetam e mantêm sistemas que podem se adaptar automaticamente a mudanças na produção e consumo de energia; 
  • Especialistas em energias renováveis: especialistas em instalação, manutenção e otimização de sistemas das fontes renováveis; 
  • Cientistas de dados e engenheiros de IA: profissionais que trabalham com big data e IA, aplicando algoritmos para otimizar a distribuição de energia, realizar manutenção preditiva e melhorar a eficiência dos sistemas elétricos; 
  • Profissionais de blockchain no setor energético: especialistas em blockchain para garantir que as transações sejam seguras e transparentes; 
  • Gestores de sustentabilidade: profissionais essenciais para garantir que as empresas de energia atendam às normas ambientais e operem de forma sustentável, ajudando na transição energética.

 

duas mulheres sorrindo com uniformes da Neoenergia

 
Mudanças nas qualificações e habilidades essenciais

A forma como a energia é gerenciada está sendo transformada pela automação e a digitalização. Assim, os profissionais que atuam nesta área já estão se atualizando e incluindo em suas qualificações temas como inteligência artificial, big data, automação e redes inteligentes. 

A demanda por soluções sustentáveis também cresce cada vez mais, surgindo assim a necessidade de profissionais mais conscientes das questões e regulamentações ambientais, especializados em ESG, gestão de energia e eficiência energética, energias renováveis e como proporcionar uma economia de baixo carbono.  

Multidisciplinaridade, habilidades em tecnologias emergentes, atualização profissional e habilidades de gestão são habilidades essenciais para os profissionais se adaptarem ao novo mercado de energia.

 

Como a Neoenergia investe em inovação e tecnologia no Brasil 

Com o compromisso de atuar da melhor forma para proporcionar uma sociedade descarbonizada, a Neoenergia atua fortemente na sua área de Projeto, Desenvolvimento e Inovação (PDI) com produtos e soluções inovadores e pioneiros que fortalecem uma transição energética sustentável.

Como exemplos, a empresa desenvolveu o Software de Incidências Automáticas (Sofia) – que acompanha os dados das torres meteorológicas no Complexo Renovável da Neoenergia para identificar problemas na medição da velocidade e da direção dos ventos, radiação global e difusa, temperatura, umidade e pressão – e o Conexão Digital, que é o maior projeto brasileiro de PDI com foco no cliente do setor elétrico, e está modernizando os processos e jornadas dos usuários, criando e integrando novos canais de atendimento para os mais de 16 milhões de consumidores das cinco distribuidoras da companhia.

 

Saiba mais:

 

Notícias relacionadas