Neoenergia substitui mais de 4 mil postes danificados por veículos em 2020

Neoenergia substitui mais de 4 mil postes danificados por veículos em 2020
Após levantamento entre suas distribuidoras, a Neoenergia constatou que realizou, apenas no ano de 2020, a substituição de aproximadamente 4 mil postes danificados por acidentes de trânsito ocasionados por condutores. Os dados, que se referem às áreas de concessão d Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP e MS), mostram que a média de postes danificados por acidentes de trânsito aumentou em relação a 2019, com cerca de 11 postes danificados todos os dias.
Por meio de ações em campo, as concessionárias atuam preventivamente para proteção das estruturas contra possíveis colisões, instalando barreiras físicas para impedir ou minimizar os abalroamentos. As empresas também trabalham em parceria com as prefeituras em projetos de alteração de arruamento de forma a impedir que o poste fique exposto. Outra frente de atuação é a tecnologia, por meio do aperfeiçoamento de sistemas de recomposição automática do fornecimento (self-healing), o que minimiza as consequências dessas colisões de trânsito no fornecimento de energia para os consumidores, como explica o superintendente de Redes e Subestações da Neoenergia, Jader Carneiro. “Possuímos religadores telecomandados, sensores de falta e esquemas de self-healing para que o sistema desligue de forma automática o trecho da ocorrência, reduzindo o impacto no fornecimento para a menor quantidade possível de consumidores”, pontua. Esse sistema, que é composto por equipamentos em diversos pontos da rede elétrica, foi um grande aliado na operação das distribuidoras da Neoenergia, que seguem cumprindo os índices de qualidade no fornecimento conforme previsto pelo regulador do setor elétrico, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Apesar dessas ações, o acumulado no número de postes substituídos nas áreas de concessão da companhia chama atenção, mostrando a Bahia em primeiro lugar, com 2.039 postes atingidos e substituídos, seguida por Pernambuco (1.146), São Paulo e Mato Grosso do Sul (765) e o Rio Grande do Norte (145). A estimativa da empresa é que, apenas considerando os equipamentos substituídos, mais de 150 km de redes novas poderiam ser construídas.
Atendimento e segurança
As equipes das concessionárias da Neoenergia têm o compromisso em priorizar ocorrências que envolvam a população e comprometam a integridade da rede. Por isso, o foco está em enviar uma equipe com a maior prioridade possível para casos de risco, além de manter um canal direto com a Polícia e o Corpo de Bombeiros.
Para os motoristas, a orientação é permanecer no interior do veículo, desde que não haja outros riscos, e entrar em contato imediato com a concessionária e o Corpo de Bombeiros. Ao chegar ao local, a equipe da distribuidora isola a área e a equipe de manutenção é acionada para fazer as devidas intervenções.
A empresa reforça a importância de todos os motoristas estarem atentos ao trânsito, obedecendo todas as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Essa conduta, além de proteger vidas e impedir acidentes, também colabora para evitar transtornos ao fornecimento de energia elétrica para a sociedade, como ocorre nos casos de colisões contra postes.
Notícias relacionadas
2023-10-02
Caminhões elétricos da Neoenergia se consolidam como ferramentas de suporte às operações em campo
2023-09-29
Grandes eventos impulsionam a Neoenergia como marca apoiadora do esporte feminino e da música
2023-09-28
Bahia recebe primeiro projeto da Neoenergia para geração de energia solar distribuída
2023-09-28
Neoenergia e Comerc firmam parceria para desenvolver projetos de geração distribuída de energia
2023-09-27