- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores

Mais de 11 mil irrigantes e aquicultores em cinco estados podem perder benefício de até 73% de desconto na conta de energia
Clientes da Neoenergia que estão recebendo mensagem em fatura têm até 30/11
para regularizar a situação e garantir desconto de até 73% na conta de energia
Rio de Janeiro (RJ), 19 de setembro de 2023
Os clientes das distribuidoras da Neoenergia no Nordeste (Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE) e da Neoenergia Elektro, que atende parte dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, classificados como rurais do Grupo B que recebem benefícios tarifários das atividades de irrigação e de aquicultura, devem estar atentos para a revisão cadastral realizada em 2023. Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 11.099 consumidores enquadrados nessa categoria de consumo precisam revalidar a documentação até o dia 30 de novembro de 2023 para não perderem os descontos na conta de energia – que variam de acordo com a região do país e a categoria do grupo que o cliente está enquadrado.
Conforme determina a legislação do setor, os clientes que precisam realizar a atualização estão recebendo o alerta na fatura de energia. Para os clientes da Neoenergia no Nordeste aparece a seguinte mensagem: “ATENÇÃO - revisão Cadastral do Benefício Tarifário (Art. 207-REN ANEEL 1000/2021) - Ligue 116 ou procure o Atendimento”.
Para os clientes da Neoenergia Elektro está impresso o seguinte: “URGENTE: VC DEVE FAZER A REVISAO CADASTRAL P/ MANUTENCAO DO BENEFÍCIO TARIFARIO (REN 1000/ANEEL) – ENTRE EM CONTATO COM A NEOENERGIA ELEKTRO!”
Caso tenha alguma dúvida sobre o processo ou queira confirmar se precisa realizar a revisão, o cliente pode entrar em contato com a distribuidora através do teleatendimento gratuito, no número 116. Para realizar a revisão cadastral e entregar as documentações exigidas, o cliente convocado deve se dirigir às lojas físicas ou rede credenciada espalhadas em cada um dos estados listados acima.
Os consumidores que não efetuarem o recadastramento podem perder o subsídio a partir de dezembro de 2023. Caso isso aconteça, os clientes podem voltar a receber o desconto ao regularizar a documentação junto à concessionária. No entanto, não haverá ressarcimento pelo período em que o consumidor permaneceu descadastrado.
Para mais informações e ter acesso aos modelos da Autodeclaração e do formulário de solicitação de serviço com a declaração da carga, basta acessar a página da Revisão Cadastral do site da sua respectiva distribuidora (Neoenergia Cosern; Neoenergia Coelba; Neoenergia Pernambuco ou Neoenergia Elektro).
Notícias relacionadas
2025-05-08
Instituto Neoenergia apoia chamada pública inédita de projetos culturais no Recôncavo da Bahia
2025-05-07
GPTW 2025: Neoenergia está entre as melhores empresas para trabalhar do Brasil
2025-05-06
Neoenergia conquista segunda posição no ranking geral do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 2024/2025
2025-04-29
Neoenergia alcança EBITDA de R$ 3,7 bilhões no 1T25 com alta de 6% em relação ao 1T24
2025-04-25