Neoenergia mantém busca ativa para cadastramento de famílias na Tarifa Social

Neoenergia mantém busca ativa para cadastramento de famílias na Tarifa Social
Companhia promove de forma proativa inscrição automática às famílias e se antecipa à decisão do Governo Federal de tornar obrigatória a inclusão de clientes no benefício
As distribuidoras da Neoenergia foram as que mais cadastraram famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) no ano passado. A iniciativa foi mantida e a busca ativa para o cadastramento seguiu de forma automática, cruzando informações dos contratos com os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), oferecidos às concessionárias periodicamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em 2021, as empresas cadastraram mais de 333 mil clientes até novembro, somando mais de 3,3 milhões de famílias com o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica.
O programa social concede desconto de até 65% na conta de luz aos clientes classificados com baixa renda, podendo chegar até 100% para Indígenas e Quilombolas. Além disso, os clientes de baixa renda, não são cobrados pela bandeira tarifária de escassez hídrica, apenas pela bandeira tarifária divulgada mensalmente pela Aneel. A partir de 2022, o Governo Federal prevê a inserção automática pelas empresas de energia às pessoas aptas. Com uma estratégia inovadora, a Neoenergia passou a realizar o cadastro de forma proativa, por meio da consulta ao CadÚnico e se antecipa a essa determinação.
“Para nós, é muito importante ter essa visão e cuidado com as necessidades do cliente. Muitas famílias não têm acesso à informação completa e não sabem como prosseguir com o cadastramento. Nosso objetivo é facilitar e trazer comodidade a essas pessoas, por isso fazemos a busca ativa e tentamos cadastrar o maior número possível de clientes que se adequem ao perfil exigido, mas sabemos que ainda há famílias aptas que podem se beneficiar e seguimos com o trabalho proativo”, conta Manoel Edson, gerente de Cadastro e Faturamento.
Além do cadastro proativo na Tarifa Social, as cinco distribuidoras atendem a diversas solicitações feitas pelos próprios clientes, em plataformas como o site da Neoenergia e o WhatsApp. Para serem inscritas, as famílias precisam obter o Número de Identificação Social (NIS) diretamente em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da área administrativa onde residem. Também estão aptos os inscritos no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, tenham um familiar com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos, residam com idoso ou deficiente que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.
Caso ainda não estejam inseridos e queiram solicitar a Tarifa Social em alguma das distribuidoras da Neoenergia, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento de cada concessionária, como o WhatsApp de cada localidade:
Notícias relacionadas
2023-09-21
Vale Luz recolhe 2,2 toneladas de resíduos recicláveis e gera descontos em contas de luz no Distrito Federal
2023-09-20
Abandono de animais próximos às Subestações Elétricas amplia riscos de acidentes, aponta Neoenergia
2023-09-19
Mais de 11 mil irrigantes e aquicultores em cinco estados podem perder benefício de até 73% de desconto na conta de energia
2023-09-18
Instituto Neoenergia conta histórias de vida inspiradoras em projeto editorial multimídia
2023-09-15