Instituto Neoenergia fortalece economia criativa com Caravana Energia da Cultura

05/11/25

Em sua primeira edição, iniciativa promoveu cursos de qualificação para mais de 40 profissionais do mercado cultural em cinco localidades brasileiras no ciclo 2024-2025

 

Com o compromisso de fortalecer a economia criativa no país e incentivar a profissionalização da gestão de projetos culturais, o Instituto Neoenergia acaba de anunciar os resultados da primeira edição do programa “Caravana Energia de Cultura” do ciclo 2024-2025. Mais de 40 profissionais ligados ao mercado cultural de cinco localidades brasileiras onde a Neoenergia está presente – Araras (SP), Brasília (DF), Feira de Santana (BA), Mogi Guaçu (SP) e Mossoró (RN) – foram beneficiados com cursos gratuitos de qualificação de mão de obra. Destacam-se também as aulas e outras atividades sobre financiamento e gestão cultural que somaram cerca de 220 horas de treinamento e que renderam centenas de certificados emitidos.

O programa vem se consolidando como uma importante iniciativa para profissionais da área cultural aprimorarem seus conhecimentos gratuitamente. Isso mostra como o investimento social é uma ferramenta de inclusão capaz de ampliar as oportunidades de emprego e renda. Nossa proposta é melhorar a qualificação técnica, estimulando as redes colaborativas locais e contribuindo para o avanço da economia criativa como um todo”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia. 

O ciclo 2024-2025 da Caravana Energia da Cultura foi realizado pelo Instituto Neoenergia em parceria com a organização Cultura & Mercado. O programa também contou com recursos obtidos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Outro destaque foi a valorização das tradições culturais de cada localidade por meio da música e do teatro, como as apresentações da companhia Panelinha de Teatro, em Mossoró (RN); da artista Maria Struduth, em Feira de Santana (BA); do rapper Fillipe Costta, no Distrito Federal (DF); e da Orquestra de Violeiros, em Araras (SP).

Para o publicitário Ricardson Carmo, que trabalha como mediador cultural nos projetos Sonora Brasil e Narrativas Visuais do Sesc, em Feira de Santana (BA), o programa representa uma oportunidade de expansão profissional. “A Caravana Energia da Cultura é um importante aliado para quem faz cultura. O projeto tem toda uma bagagem, todo um repertório de manutenção de como criar esses projetos, como elaborar e como fazê-los chegar até o público final”, finaliza.

Notícias relacionadas