PT language
  • EN
  • ES
Instituto Neoenergia abre inscrições para edital Transformando Energia em Cultura

Instituto Neoenergia abre inscrições para edital Transformando Energia em Cultura

09/04/24

Iniciativa é realizada em parceria com distribuidoras da companhia no Distrito Federal,

Bahia, Rio Grande do Norte e São Paulo

Rio de Janeiro, 9 de abril de 2024

 O Instituto Neoenergia está com inscrições abertas para o programa de editais Transformando Energia em Cultura. Os interessados têm até o dia 29 de abril para concorrer à seleção voltada para pessoas jurídicas, como produtoras culturais. O objetivo é incentivar a realização de projetos que estimulam a inclusão social de crianças, jovens e mulheres. Clique aqui para se inscrever e conferir o regulamento.

O lançamento do programa de editais foi marcado por uma live realizada nesta segunda-feira (dia 8/4), disponível no Youtube do Instituto Neoenergia. Outras informações também estão disponíveis no Instagram da instituição. O encontro contou com a participação da artista Anelis Assumpção e de Jurema Machado, coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil e presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG).

Viabilizada por meio de leis de incentivo estaduais, a iniciativa é uma parceria entre o Instituto Neoenergia e as distribuidoras da Neoenergia no Distrito Federal (Neoenergia Brasília), Bahia (Neoenergia Coelba), Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern) e São Paulo (Neoenergia Elektro). Em cada localidade, os editais apresentam critérios específicos, seguindo as regras de cada lei de incentivo.

“Nosso objetivo é selecionar projetos alinhados com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para mostrar como a cultura contribui positivamente no desenvolvimento sustentável. Também temos o compromisso de valorizar a cultura local, suas origens, tradições e influências”, afirma Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia.

A executiva explica que além do aporte financeiro, as organizações selecionadas serão acompanhadas em outras ações durante a vigência do edital. “Atuamos na capacitação dos microempreendedores culturais transmitindo informações e conhecimentos com base na Agenda 2030. Além disso, temos a proposta de estimular uma rede de trocas e oportunidades entre os participantes para o fortalecimento da cultura local”, completa Renata Chagas. Em 2023, o edital contemplou 52 projetos socioculturais na Bahia, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, somando mais de R$ 7 milhões em investimentos.

 

Notícias relacionadas