PT language
  • EN
  • ES

Distribuidoras da Neoenergia alertam para segurança com decoração natalina

11/12/19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

​​​​​

 

 

O colorido das luzes do Natal já pode ser visto nas ruas, comércios, prédios e residências. Para prevenir acidentes com a energia elétrica, as distribuidoras da NeoenergiaCoelbaCelpeCosern  e Elektro , reforçam as orientações de segurança com relação ao manuseio e instalação dos itens que compõem a decoração natalina 2019. ​

 

 


 

CONFIRA AS DICAS DE SEGURANÇA:

 

* Revise as instalações elétricas da residência com auxílio de um profissional antes de realizar a montagem da decoração natalina 2019. Isso evita sobrecarga e a possível queima de eletrodomésticos.

* Observe o estado de conservação de pisca-piscas utilizados em anos anteriores e evite ligar os que estiverem desgastados, com fios desencapados e partes metálicas expostas, pois há risco de fuga de correte e de choque elétrico.

* Dê preferência a árvores de Natal fabricadas com material resistente ao fogo e aos enfeites natalinos certificados pelo Inmetro. As embalagens dos pisca-piscas devem conter informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. 

 * Utilize um filtro de linha para ligar várias tomadas da árvore, presépios e outros itens da decoração e evite o uso, mesmo que de forma provisória, dos chamados “T" (benjamins).

 

 

* Monte a parte elétrica da decoração longe de materiais com risco inflamável, tais como tecidos de cortinas, papelão, fibras e isopor e afaste os fios de estruturas de metal, pois elas são condutoras de corrente elétrica que podem provocar choques. 

* Só realize a montagem da decoração natalina 2019 com a parte elétrica desligada e evite tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas com os plugues conectados nas tomadas. 

* Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-los da tomada, utilize o plugue.

* Não permita que as crianças toquem na decoração natalina quando ela estiver ligada, pois há risco de choque elétrico. 

* Nas áreas externas das residências, redobre o cuidado durante a instalação e retirada de pisca-piscas tanto para prevenir choques elétricos quando para evitar o risco de quedas. Exposta à ação do sol, chuva e do calor, a fiação fica mais vulnerável e a possível presença de água potencializa os riscos de choque elétrico – por isso ela só deve ser montada e retirada com o disjuntor da residência desligado. 

 

* Não instale enfeites natalinos próximos aos postes, fios ou medidores de energia e não faça ligações clandestinas de energia (o popular “gato") para acender a decoração externa em ruas. Além de colocar a vida de quem faz e de quem está próximo em risco, o “gato" é crime, pode provocar a queima de eletrodomésticos e curto circuitos que podem apagar o brilho dos festejos natalinos.

* Em caso de acidentes ou ocorrências, deligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois preste socorro. Ligue para o SAMU (192) e a para a distribuidora da sua região.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 


 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


 

 

Notícias relacionadas