PT language
  • EN
  • ES

Maio amarelo: acidentes de trânsito já deixaram mais de 865 mil clientes sem luz nas distribuidoras da Neoenergia em 2025

27/05/25

Companhia promove iniciativas para conscientizar a população sobre os impactos dos acidentes de trânsito na rede elétrica

 

A Neoenergia contabilizou mais de 865 mil clientes que ficaram sem luz, de janeiro a abril deste ano, devido a acidentes envolvendo postes da rede elétrica, nas regiões onde a empresa atua em distribuição de energia. O levantamento faz parte das ações do Maio Amarelo, um movimento internacional para conscientização sobre redução de acidentes de trânsito envolvendo postes. Por isso, as concessionárias estão realizando este mês diversas atividades para chamar a atenção da sociedade sobre os impactos dessas ocorrências na rede elétrica.

Na Neoenergia Coelba, 634 mil pessoas ficaram sem energia nos primeiros quatro meses de 2025, uma queda de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o estado, foram 413 ocorrências registradas. Já na área de concessão da Neoenergia Brasília cresceu em 59% o número de colisões com postes, que deixaram 62 mil pessoas ficaram sem luz.

A Neoenergia Pernambuco registrou 454 acidentes em 2025, uma média de 3,8 por dia. Os dados da Neoenergia Elektro são ainda maiores: 926 registros, com uma média diária de 7,8 ocorrências.

Na Neoenergia Cosern, o número também aumentou em comparação à última medição: mais de 169 mil pessoas ficaram sem energia no Rio Grande do Norte, um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2024.  

“As colisões em postes produzem grandes transtornos para a sociedade, gerando interrupções da energia elétrica, e riscos de acidentes. Por isso, a conscientização do Maio Amarelo é tão importante: ela salva vidas e ajuda a minimizar as interrupções no fornecimento”, afirma Leonardo Moura, superintendente operacional da Neoenergia.

Dicas para evitar acidentes:

Para evitar o avanço das estatísticas, a prevenção é importante. Seguem algumas dicas para minimizar os riscos de acidentes:

- Boas condições do veículo: verifique o estado de componentes como pneus, freios, faróis e retrovisores;

- Uso do celular: não utilize quando estiver dirigindo. É uma infração gravíssima e coloca em risco a vida dos pedestres e outros motoristas;

- Sinalização de trânsito: sempre respeite os limites de velocidade das vias;

- Direção Preventiva: esteja sempre atento as atitudes inseguras que podem ser produzidas por outros condutores;

- Bebidas alcoólicas: nunca dirija depois de ingerir.

 

Notícias relacionadas