Sustentabilidade e inovação com usinas solares e mobilidade elétrica. Um novo jeito de viver Fernando de Noronha

O projeto de geração de energia renovável, parte da iniciativa Mais por Noronha, da Neoenergia, transforma o modo como moradores e turistas lidam com o consumo, o transporte e o desenvolvimento urbano, integrando usinas solares fotovoltaicas, mobilidade elétrica e iluminação pública eficiente.


Contando com as usinas que já abastecem o arquipélago, ao todo serão cinco usinas solares fotovoltaicas
da Neoenergia em Fernando de Noronha. Com capacidades estimadas entre 50 kWp e 22 MW,
as estruturas possuem características como redução anual de 200.000 litros/ano de óleo diesel e abastecimento exclusivo de carros elétricos.


Usina Solar Fotovoltaica Flutuante 

Com geração estimada de 1.085 MWh/ano, promovendo a energia limpa com redução anual de 718,4 toneladas de CO2, será implementada a primeira Usina Solar Flutuante do estado de Pernambuco, instalada no Açude do Xaréu. O empreendimento, construído por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, conta com 622 quilowatts pico e 950 módulos.


Usina Solar Fotovoltaica Noronha 2

Com geração anual média estimada em 740 MWh/ano, a Usina Solar Fotovoltaica Noronha 2 foi instalada pela Neoenergia, em parceria com o Governo de Pernambuco e a agência alemã GIZ, além de fazer parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL. Inaugurada em julho de 2015, ocupa uma área de 8.500 m² e fornece cerca de 5% do consumo energético de Fernando de Noronha, contribuindo para tornar a Ilha ainda mais sustentável.

 

Usina Solar Fotovoltaica Noronha Verde (em construção)

Com 22MWdc de geração renovável, a Usina Solar Fotovoltaica ocupará uma área total de 0,3 KM² em Fernando de Noronha e contará com 49 MWh de capacidade para o sistema BESS (Battery Energy Storage System). A usina contará com mais de 30.000 painéis solares e receberá um investimento de aproximadamente 350 milhões de reais. Idealizada para reduzir a dependência da geração termelétrica a biodiesel na ilha, a planta de energia renovável será concebida em uma ação conjunta que envolve a Neoenergia, o Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, e o Governo do Estado de Pernambuco.


A substituição da geração a diesel por energia solar com baterias, reduz a dependência de combustíveis fósseis e os subsídios. É inovação e eficiência a serviço de um futuro mais limpo!


Usina Solar Fotovoltaica Vacaria

A Usina Solar Vacaria possui capacidade 50 kWp pico e foi instalada em Fernando de Noronha em 2022. Projetada para abastecer exclusivamente veículos elétricos, foi implementada por meio do projeto Trilha Verde, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, regulado pela ANEEL, que ampliou a mobilidade elétrica no arquipélago.  Juntamente com a usina e o Bess, instalados no Lago de Noronha, são capazes de abastecer até 42 veículos elétricos leves simultaneamente, a geração limpa e distribuída na rede elétrica da ilha para alimentar os veículos elétricos através dos eletro postos.

 

Usina Solar Fotovoltaica com sistema de aramazenamento - Lab Noronha 

Com 50 kWp de geração renovável e 100 kW / 215 kWh de sistema BESS – armazenamento de energia em bateria –, a usina é uma das responsáveis por abastecer a frota elétrica da Neoenergia em Fernando de Noronha. Em parceria com o Lab Noronha, foi inaugurada em 2024 e faz parte do projeto Trilha Verde, do programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, regulado pela ANEEL, atendendo os moradores e visitantes da ilha.  Juntamente com a Usina da Vacaria, são capazes de abastecer até 42 veículos elétricos leves simultaneamente.