ES language
  • PT
  • EN

Primera audiencia pública virtual de Ibama tratará del licenciamiento ambiental de Neoenergia

 

A Neoenergia, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), irá realizar a primeira audiência pública virtual para definição do licenciamento ambiental das linhas de transmissão da companhia nesta sexta-feira (18), a partir das 19h. Trata-se de um formato de audiência inédito para o setor elétrico. Para evitar atrasos no cronograma das audiências, suspensas desde março em função da pandemia de Covid-19, a Neoenergia pleiteou o uso de soluções digitais junto aos órgãos ambientais com o objetivo de manter em dia o calendário de audiências. O formato inovador permitirá que os encontros sejam acompanhados de qualquer dispositivo conectado à internet, permitindo máxima transparência e engajamento.

 AS AUDIÊNCIAS

 Ao total, serão quatro audiências realizadas, sendo três de competência do Ibama, por envolver linhas de transmissão que passam por mais de um estado, e uma delas sob a organização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), órgão ambiental do Rio Grande do Sul.

 A primeira Audiência Pública Virtual (APV) do Ibama está marcada para hoje (18/9), às 19h, com participação aberta a toda a população. Para quem deseja interagir durante o encontro, é necessário realizar o cadastro no site www.audienciapublicalotes2e3.com.br, no qual aparecerá a opção ‘Assistir’ no dia e horário marcados. O envio de mensagens acontecerá por meio do WhatsApp, pelo telefone (11) 99191-0668, ligação gratuita no 0800 777 0733 ou diretamente no site, selecionando o tema, palestrante e digitando a pergunta. A audiência também pode ser acompanhada pelo YouTube, em link que será disponibilizado no site da audiência pouco antes o início de sua transmissão. Esse primeiro momento irá tratar do licenciamento ambiental referente às linhas de transmissão Guanabara e Itabapoana, dos Lotes 2 e 3 (leilão 04/2018), localizadas entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O projeto contempla a construção de 567 quilômetros de linhas e uma subestações.

Na semana seguinte, acontecerá a audiência pública virtual no Rio Grande do Sul, organizada em parceria com a Fepam. O encontro virtual será realizado no dia 24 de setembro e terá como pauta uma das linhas de transmissão da Lagoa dos Patos, inclusa no Lote 14 (leilão 04/2018), que passa pelo Rio Grande do Sul. Ao total, serão 769 quilômetros de linhas e duas ampliações de subestações. A audiência acontecerá a partir das 19h e, para acompanhar, basta acessar o link: www.audienciapublicalote14a.com.br

Outro empreendimento da Neoenergia com Audiência Pública Virtual agendada com o Ibama é o Lote 1 – Vale do Itajaí (Leilão 04/2018). Previsto para ocorrer às 18h do dia 28 de setembro, apresentando os estudos ambientais realizados para o trecho de linha de transmissão e subestações de energia, denominado LT 525 kV Areia - Joinville Sul, contemplando a ampliação de uma subestação de energia (SE Areia), entre os estados de Santa Catarina e Paraná, atravessando 15 municípios. Para mais informações, basta acessar o site www.ltareiajoinvillesul.com.br.

Acontecerá também a segunda audiência pública virtual para o projeto Lagoa dos Patos (Lote 14B), prevista para o dia 5 de outubro, que deverá tratar das linhas de transmissão que passam pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ao todo, serão 252,2 quilômetros de linhas e três ampliações de subestações. A audiência acontecerá a partir das 18h e para acompanhar, basta acessar o endereço www.audienciapublicalote14b.com.br.

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

As audiências públicas são essenciais para o processo de licenciamento ambiental e estão previstas em lei. Nesses fóruns a população fica a par dos detalhes dos empreendimentos que serão instalados nas respectivas regiões, além de conhecer as iniciativas de cunho social, ambiental e econômico que a empresa deverá realizar na região. Toda a população é convidada a participar das audiências públicas. Como o próprio nome sugere, elas são abertas e acessíveis.

 

 

Noticias