ES language
  • PT
  • EN
lampadas-led

Neoenergia reemplaza más de 400 mil lámparas en instituciones públicas, asistenciales y filantrópicas

Investimentos totalizaram R$ 22,2 milhões até outubro e beneficiaram cerca de 2,7 mil instituições de cinco estados, áreas de concessão da companhia 

lampadas-led
 

As distribuidoras da Neoenergia seguem contribuindo para aumentar a eficiência e incentivar o consumo mais consciente de energia elétrica. Em 2021, cerca de 406,5 mil lâmpadas de LED foram substituídas pelas empresas, dando mais eficiência à iluminação de 2.716 prédios públicos, ONGs, escolas e hospitais em diversos municípios nas suas áreas de concessão - em todas as suas áreas de concessão – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Cosern (RN). 
A iniciativa contribui com o meio ambiente e permite economia financeira para essas instituições.
 

Com investimento total de R$ 22,2 milhões até outubro deste ano, a iniciativa das distribuidoras da Neoenergia deve proporcionar uma redução no consumo de energia superior a 8,9 GWh/ano, representando uma diminuição nas emissões de CO2 na atmosfera e impactando positivamente a sociedade. Esta é mais uma iniciativa com o objetivo de auxiliar no processo de descarbonização em suas áreas de concessão. 

São projetos que trazem benefícios para as instituições e para a sociedade, com a economia de energia também impactamos o meio ambiente. A substituição de equipamentos por modelos mais modernos e eficientes economiza energia e conscientiza para o combate ao seu desperdício, diz Ana Christina Mascarenhas, gerente de eficiência energética da Neoenergia. 

O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios e ainda gera economia de energia. Elas têm maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando estas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros. 

A Neoenergia Coelba (BA), por exemplo, realizou a substituição de aproximadamente 86 mil lâmpadas. Entre as instituições públicas beneficiadas, está a Universidade Federal da Bahia, que teve mais de 33 mil lâmpadas substituídas. Já a Neoenergia Pernambuco trocou quase 96,2 mil lâmpadas pelo modelo mais eficiente no Estado. Mais de 68,6 mil lâmpadas foram contempladas nas ações da Neoenergia Cosern e, nas da Neoenergia Elektro, o número ultrapassou 154,8 mil. 

Além da eficientização da iluminação, as distribuidoras realizam a instalação de sistemas fotovoltaicos para a geração de energia solar, uma fonte limpa. Em 2021, o projeto da Neoenergia Coelba contemplou a instalação de seis sistemas solares, totalizando 364,6 kWp. Na Neoenergia, a potência instalada é de 475,7 kWp. 

As iniciativas fazem parte do Projeto de Eficientização de Edificações, executado com recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE) e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essas ações estão alinhadas e contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com os quais a Neoenergia tem compromisso, prioritariamente os de fornecer energia limpa e acessível (ODS 7) e combater as mudanças climáticas (ODS 13).

Noticias