
Distribuidoras da Neoenergia têm indicadores de qualidade melhores do que os previstos pela ANEEL
O resultado positivo aparece nos indicadores estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para medir a duração (DEC) e o número de vezes (FEC) médias em que acontecem interrupções no fornecimento.
A Neoenergia faz investimentos constantes em inovação, digitalização e expansão de redes para melhorar a qualidade dos serviços para os seus 15,7 milhões de clientes. O resultado positivo aparece nos indicadores estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para medir a duração (DEC) e o número de vezes (FEC) médias em que acontecem interrupções no fornecimento. As quatro distribuidoras do grupo – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (Pernambuco), Neoenergia Cosern (Rio Grande do Norte) e Neoenergia Elektro (São Paulo / Mato Grosso do Sul) – apresentaram no terceiro trimestre de 2021 desempenho melhor do que o previsto pelo órgão regulador. Com o início da gestão do grupo na sua mais nova concessionária, a Neoenergia Distribuição Brasília (DF) apresentou evolução de DEC neste trimestre.
Na Neoenergia Coelba, o indicador DEC, medido em horas, foi de 10,60 no terceiro trimestre de 2021, menor do que o valor máximo determinado pela Aneel para o período, que era de 13,68. Isso quer dizer que as interrupções de energia, geralmente provocadas por fatores como quedas de árvores ou acidentes que atingem a rede elétrica, duraram menos tempo do que o previsto pelo órgão regulador. A qualidade dos serviços também se revelou na frequência em que as quedas de energia aconteceram de abril a junho, apontada no FEC, que foi de 5,15, dentro da meta determinada pela agência, que era de 7,56.
O DEC da Neoenergia Pernambuco no mesmo período foi de 12,00 abaixo do limite regulatório, que era de 13,27. O FEC foi de 5,79 enquanto o máximo era de 8,11.
Na Neoenergia Cosern, a duração média das interrupções de energia foi de 7,52 desempenho melhor do que os 11,35 previstos pela Aneel. A frequência média de quedas de energia também foi menor do que o máximo estabelecido pela agência: o realizado foi de 3,06 bem abaixo de 7,53 previstos.
A Neoenergia Elektro registrou DEC de 7,65, melhor do que o indicador previsto pelo órgão regulador, que era de 8,15. O FEC foi de 4,46 também dentro da meta determinada pela Aneel, de 6,19.
Inovação e Expansão
O Capex das distribuidoras no terceiro trimestre de 2021 foi de R$ 2,8 bilhões, dos quais R$ 1,9 bilhão foi destinado à expansão de redes, o que inclui serviços como a construção de novas subestações e redes de distribuição em todas as áreas de concessão, reforçando o sistema elétrico nessas localidades e dando mais confiabilidade e segurança. Os recursos incluem ainda a instalação de equipamentos de Automação de Redes, como o Self Healing, e a modernização, entre outros investimentos.
A inovação é uma das principais estratégia que vai além das redes e passa também por outras áreas das distribuidoras, como a gestão de remota de equipamentos de redes e subestações. Para isso, a Neoenergia conta com Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes (Cegri), localizado em Salvador, na sede da Neoenergia Coelba, de onde já são monitorados mais de 75 mil dispositivos – entre operações de telecomunicações e de redes e equipamentos como religadores, medidores, sensores e transformadores inteligentes.
O controle das atividades das equipes de campo também é realizado de forma automatizada por meio de softwares, o que permite atividades de prevenção e solução de falhas com mais agilidade. O grupo está desenvolvendo no projeto Siscon (Sistema de Controle da Neoenergia) uma solução de Sistema de Gerenciamento Avançado da Distribuição (ADMS, na sigla em inglês) que deve integrar a gestão de ativos e GIS (Sistema de Informação Geográfica, em tradução do inglês). Essa é uma tendência global que, quando tiver a implantação concluída, será na Neoenergia Coelba a maior solução em volume de dados entre as distribuidoras de energia elétrica do mundo.
A modernização eleva o padrão de qualidade da Neoenergia, com maior robustez e alta disponibilidade nos Centros de Operações, o que se traduz em obter maior eficiência na operação do sistema elétrico, proporcionando diretamente uma maior qualidade do fornecimento de energia aos consumidores.
Noticias
Failed to "?eval" string with this error:
---begin-message---
Syntax error in ?eval-ed string in line 1, column 69:
Lexical error: encountered "u" (117), after "\"Neoenergia e COB impulsionam movimento \\".
---end-message---
The failing expression:
==> rootElement.selectSingleNode("//dynamic-element[@field-reference='banner_image']").element("dynamic-content").getText()?eval [in template "template_id" at line 10, column 22]
----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
- Failed at: bannerImageObj = rootElement.selectSi... [in template "template_id" in macro "getValues" at line 10, column 5]
- Reached through: @getValues item=item [in template "template_id" in macro "neoLatestsNewsItem" at line 43, column 3]
- Reached through: @neoLatestsNewsItem item=item [in template "template_id" at line 61, column 9]
----