Distribuidoras da Neoenergia têm indicadores de qualidade melhores do que os previstos pela ANEEL

Distribuidoras da Neoenergia têm indicadores de qualidade melhores do que os previstos pela ANEEL
O resultado positivo aparece nos indicadores estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para medir a duração (DEC) e o número de vezes (FEC) médias em que acontecem interrupções no fornecimento.
A Neoenergia faz investimentos constantes em inovação, digitalização e expansão de redes para melhorar a qualidade dos serviços para os seus 15,7 milhões de clientes. O resultado positivo aparece nos indicadores estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para medir a duração (DEC) e o número de vezes (FEC) médias em que acontecem interrupções no fornecimento. As quatro distribuidoras do grupo – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (Pernambuco), Neoenergia Cosern (Rio Grande do Norte) e Neoenergia Elektro (São Paulo / Mato Grosso do Sul) – apresentaram no terceiro trimestre de 2021 desempenho melhor do que o previsto pelo órgão regulador. Com o início da gestão do grupo na sua mais nova concessionária, a Neoenergia Distribuição Brasília (DF) apresentou evolução de DEC neste trimestre.
Na Neoenergia Coelba, o indicador DEC, medido em horas, foi de 10,60 no terceiro trimestre de 2021, menor do que o valor máximo determinado pela Aneel para o período, que era de 13,68. Isso quer dizer que as interrupções de energia, geralmente provocadas por fatores como quedas de árvores ou acidentes que atingem a rede elétrica, duraram menos tempo do que o previsto pelo órgão regulador. A qualidade dos serviços também se revelou na frequência em que as quedas de energia aconteceram de abril a junho, apontada no FEC, que foi de 5,15, dentro da meta determinada pela agência, que era de 7,56.
O DEC da Neoenergia Pernambuco no mesmo período foi de 12,00 abaixo do limite regulatório, que era de 13,27. O FEC foi de 5,79 enquanto o máximo era de 8,11.
Na Neoenergia Cosern, a duração média das interrupções de energia foi de 7,52 desempenho melhor do que os 11,35 previstos pela Aneel. A frequência média de quedas de energia também foi menor do que o máximo estabelecido pela agência: o realizado foi de 3,06 bem abaixo de 7,53 previstos.
A Neoenergia Elektro registrou DEC de 7,65, melhor do que o indicador previsto pelo órgão regulador, que era de 8,15. O FEC foi de 4,46 também dentro da meta determinada pela Aneel, de 6,19.
Inovação e Expansão
O Capex das distribuidoras no terceiro trimestre de 2021 foi de R$ 2,8 bilhões, dos quais R$ 1,9 bilhão foi destinado à expansão de redes, o que inclui serviços como a construção de novas subestações e redes de distribuição em todas as áreas de concessão, reforçando o sistema elétrico nessas localidades e dando mais confiabilidade e segurança. Os recursos incluem ainda a instalação de equipamentos de Automação de Redes, como o Self Healing, e a modernização, entre outros investimentos.
A inovação é uma das principais estratégia que vai além das redes e passa também por outras áreas das distribuidoras, como a gestão de remota de equipamentos de redes e subestações. Para isso, a Neoenergia conta com Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes (Cegri), localizado em Salvador, na sede da Neoenergia Coelba, de onde já são monitorados mais de 75 mil dispositivos – entre operações de telecomunicações e de redes e equipamentos como religadores, medidores, sensores e transformadores inteligentes.
O controle das atividades das equipes de campo também é realizado de forma automatizada por meio de softwares, o que permite atividades de prevenção e solução de falhas com mais agilidade. O grupo está desenvolvendo no projeto Siscon (Sistema de Controle da Neoenergia) uma solução de Sistema de Gerenciamento Avançado da Distribuição (ADMS, na sigla em inglês) que deve integrar a gestão de ativos e GIS (Sistema de Informação Geográfica, em tradução do inglês). Essa é uma tendência global que, quando tiver a implantação concluída, será na Neoenergia Coelba a maior solução em volume de dados entre as distribuidoras de energia elétrica do mundo.
A modernização eleva o padrão de qualidade da Neoenergia, com maior robustez e alta disponibilidade nos Centros de Operações, o que se traduz em obter maior eficiência na operação do sistema elétrico, proporcionando diretamente uma maior qualidade do fornecimento de energia aos consumidores.
Noticias
2023-09-21
Vale Luz recolhe 2,2 toneladas de resíduos recicláveis e gera descontos em contas de luz no Distrito Federal
2023-09-20
Abandono de animais próximos às Subestações Elétricas amplia riscos de acidentes, aponta Neoenergia
2023-09-19
Mais de 11 mil irrigantes e aquicultores em cinco estados podem perder benefício de até 73% de desconto na conta de energia
2023-09-18
Instituto Neoenergia conta histórias de vida inspiradoras em projeto editorial multimídia
2023-09-15