Menino sentado em chão de terra, ursos polares sob placas de gelo e montanha com estrada e fumaça subindo ao céu

Qual é o impacto das mudanças climáticas nas empresas?

16/10/25

O aumento das temperaturas, a intensificação de efeitos climáticos extremos — como queimadas e enchentes—, além da queda de qualidade do ar e da extinção de espécies, são os efeitos das mudanças climáticas cada vez mais perceptíveis para a população mundial.

Essas intercorrências colocam a sociedade em estado de atenção e alertam as empresas a se posicionarem estrategicamente, com ações concretas, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, assim, combaterem as mudanças climáticas.

Mas será que as organizações sabem como fazer a sua parte para ajudar a combater as mudanças climáticas no mundo? Veja como isso pode acontecer e quais são os benefícios para as empresas.

Chaminés de fábrica saindo fumaça

 
Como as mudanças climáticas afetam as empresas

Organizações de vários setores são impactadas pelas mudanças do clima. Seja por períodos de seca, chuvas intensas ou calor extremo, frequentemente as empresas veem suas rotinas e reservas financeiras serem modificadas com paralisações por problemas de fornecimento, aumento de custos, falta de matéria-prima ou queda de demanda.

Os setores que mais sentem essas alterações são o de agricultura, varejo, transporte e energia, e os prejuízos afetam, por exemplo:

  • A infraestrutura: com a destruição de instalações por tornados, furacões e tempestades; e a queda no fluxo de clientes;
  • A cadeia de suprimentos: com perdas de safras por seca e enchentes que afetam diretamente a produção; atraso de entrega de componentes; aumento de custos ou defasagem de matérias-primas; e mudança inesperada de fornecedores;
  • O comportamento do consumidor: com mudanças no comportamento dos clientes; e redução na demanda por bens e serviços;
  • A saúde e segurança no trabalho: com o aumento de doenças e acidentes relacionados ao trabalho; e afastamento de funcionários que residem em áreas afetadas.

As mudanças climáticas trazem consequências a todos e para diminuir os próprios danos e ajudar no equilíbrio do planeta, algumas soluções podem ser tomadas pelas empresas.

 

O que as empresas podem fazer para mitigar as ações climáticas

As organizações possuem operações que contribuem consideravelmente para a emissão de gases poluentes no mundo, um dos fatores mais agressivos ao meio ambiente. Com isso, suas ações para diminuir essas emissões se tornam muito importantes na construção de um futuro mais sustentável. Como grandes consumidores de recursos naturais e influenciadoras da economia global, integrar na natureza de seus negócios estratégias menos agressivas ao meio ambiente para mitigar as mudanças climáticas, virou uma necessidade.

São diversas as iniciativas que podem ser implementadas para ajudar a combater os desafios climáticos:

Redução da emissão de Carbono (CO2)

A redução da emissão de gases poluentes é possível em toda a cadeia de atuação da organização, desde a escolha de fornecedores que também atuam desta forma até a migração para o uso de fontes de energia renovável nas operações, como a eólica e a solar.

Economia circular

Ao reutilizar e reciclar materiais na cadeia de produção, é possível minimizar o desperdício de forma eficaz.

Utilização eficiente de recursos naturais

Por meio de projetos de reflorestamento, da conservação de áreas naturais e da utilização de soluções com base na natureza.

Treinamentos sobre sustentabilidade e inclusão de práticas ESG

Capacitação de colaboradores e comunidades impactadas pela atuação da empresa sobre a importância de práticas sustentáveis, bem como a incorporação de aspectos ESG (sigla em inglês que corresponde à Ambientais, Sociais e Governança) em todas as camadas do negócio.

Comprometimento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Garantir os direitos humanos, lutar por uma sociedade mais igualitária e inclusiva e agir contra as mudanças climáticas é uma responsabilidade de todos (governos, empresas e indivíduos), e os ODS oferecem um caminho para que isso seja feito de forma colaborativa. As empresas que aderem aos Objetivos, de forma geral, conquistam um modelo de negócio rentável, inclusivo e ambientalmente equilibrado.

Parceria entre empresas privadas e com o setor público

Parcerias entre empresas, sejam públicas ou privadas, é essencial para alcançar um maior número de pessoas. Exemplos de iniciativas são três projetos recentes da Neoenergia:

  1. Antecipação de informações climáticas: junto com a prefeitura de São Paulo, a empresa busca, por meio de uma plataforma integrada de inteligência climática, disponibilizar informação meteorológica de forma mais rápida, a fim de possibilitar uma maior antecedência de conhecimento de eventos climáticos na região;
  2. Soluções verdes para a CCR: autoprodução para fornecer ao Grupo CCR uma transformação de 60% da sua operação elétrica para energia renovável;
  3. Soluções verdes para o Hotel Atlantis: troca das bombas de calor do Hotel Atlantis para bombas que utilizam energia renovável.

Todas essas ações ajudam não somente as empresas a reduzirem as consequências das mudanças climáticas, mas a se adaptarem à nova realidade vinda dessa transformação.

 

Quais são os benefícios para as empresas que agem contra as mudanças climáticas

O combate às alterações do clima têm benefícios relevantes para as organizações. Além do fortalecimento da resiliência a riscos climáticos e regulatórios, do aumento da competitividade e da atração de clientes e investidores que também aderem a práticas ESG, destacam-se ainda a redução de custos operacionais e a melhoria na reputação e no engajamento com stakeholders.

 

Transcendendo a energia: iniciativas da Neoenergia para combater as mudanças climáticas

De acordo com um relatório publicado pelo Eurostat, as energias renováveis foram a principal fonte de eletricidade da União Europeia em 2023, representando 44,7% da matriz energética do bloco. Cada vez mais a energia limpa é utilizada em instalações e soluções, mostrando um avanço e antecipando as tendências do futuro.

Pensando em um mundo com menos impactos ambientais, a Neoenergia integra em todas as suas atividades, processos e iniciativas para reduzir emissões de GEE, assegurar a conservação, proteção e promoção da biodiversidade, assim como usar os recursos naturais de forma sustentável e eficiente.

 

duas pessoas com EPI abastecendo caminhão elétrico

 
A substituição de equipamentos que utilizam substâncias que reduzem a camada de ozônio, a alteração progressiva da frota das empresas da companhia por veículos livre de emissões, a descarbonização da cadeia de fornecimento, a gestão eficiente dos recursos hídricos e a escolha de fornecedores e outros agentes da cadeia de valor para desenvolver sistemas de economia circular, com mais iniciativas de recuperação e reciclagem, são ações que se unem a oferta de energia limpa e renovável e vão além no compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Como complemento dessas ações, a Neoenergia ainda implementa projetos relevantes, inovadores e pioneiros no setor de energia brasileiro, pela área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), como o Conexão digital, a Subestação Subterrânea Hermética, a Segurança de Barragens, o Hidrogênio Verde, entre outros.

Para conferir a lista completa, acesse aqui.

Notícias relacionadas