- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores

Neoenergia e Nexus Ligas firmam acordo de autoprodução de energia eólica por 10 anos
Com a assinatura do contrato, Neoenergia contribui para Nexus Ligas avançar com o compromisso de ter ativos abastecidos por fontes renováveis de energia elétrica
A Neoenergia e a Nexus Ligas acabam de anunciar um acordo pelo qual a principal produtora de ligas de manganês do Brasil passará a ser sócia na unidade geradora eólica Canoas 3, do complexo eólico Neoenergia Chafariz, localizado na Paraíba.
Celebrado na modalidade de autoprodução de energia, o contrato de compra e venda terá validade de 10 anos. Com isso, a Nexus garante o acesso a 15MWm de energia renovável produzida pela usina, suficiente para atender 27% da sua demanda atual.
A operação teve aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em junho deste ano. Com o novo acordo, a Nexus Ligas avança com o compromisso de ter seus ativos abastecidos por fontes renováveis de energia para diminuir ou compensar as emissões de gases de efeito estufa da organização até 2035. Protagonista da transição energética no país, a Neoenergia reforça o seu papel de ampliar o processo de descarbonização da economia brasileira com a nova parceria.
“Acreditamos que esta parceria reforça nosso compromisso firme com a ampliação da oferta de fontes renováveis de energia, com a eletrificação e a redução do uso de combustíveis fósseis, base para a transição energética de baixo carbono que buscamos para o país”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.
Neoenergia Chafariz integra o Complexo Renovável Neoenergia que tem capacidade instalada de 471,25 MW, suficiente para produzir energia para abastecer 1,3 milhão de residências por ano.
“A parceria com a Neoenergia representa um marco estratégico para a Nexus, alinhando nossa busca por excelência operacional com nosso compromisso firme de sustentabilidade. Ao garantirmos essa parceria fortalecemos nossa competitividade no mercado com maior previsibilidade de custos energéticos”, afirma Marcelo Marino, CEO da Nexus Ligas.
Ele reforça ainda que, como principal produtora de ligas de manganês do Brasil, a responsabilidade da Nexus vai além da qualidade dos produtos entregues aos clientes. “Esta operação de autoprodução demonstra que é possível conciliar alta performance industrial com sustentabilidade ambiental. Investir em energia renovável é investir no futuro da nossa indústria e na competitividade de longo prazo da Nexus Ligas no cenário nacional e internacional”, conclui Marino.
Notícias relacionadas
2025-07-16
Neoenergia e Nexus Ligas firmam acordo de autoprodução de energia eólica por 10 anos
2025-07-14
Instituto Neoenergia divulga projetos credenciados da chamada unificada de editais
2025-07-11
Mercado Livre de Energia: evolução, benefícios, curiosidades e como será o futuro da energia
2025-07-10
Neoenergia vai sortear carro zero entre clientes que pagarem contas de luz com PIX
2025-07-09