- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores
Plano de Gestão de Excedentes de Energia na Rede de Distribuição (PGEERD)
O que é o PGEERD?
O Plano de Gestão de Excedentes de Energia na Rede de Distribuição (PGEERD) é um conjunto de ações coordenadas entre o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), distribuidoras e agentes geradores para reduzir temporariamente a injeção de energia na rede de distribuição, já sendo aplicado a partir de dezembro de 2025. Quando houver acionamento, o gerador deverá confirmar o recebimento da mensagem, ajustar sua geração conforme orientado pela Neoenergia e cumprir a restrição dentro do intervalo informado. Todo o processo será acompanhado em tempo real pela distribuidora para garantir segurança e alinhamento operacional.
Objetivo: Garantir a estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) em situações críticas
Por que é necessário?
O crescimento da geração, trouxe desafios para controlar frequência e tensão, especialmente em cenários de baixa demanda e alta injeção de potência.
Sem medidas preventivas, há risco de desligamentos em cascata e instabilidade no SIN.
O PGEERD foi criado para evitar esses riscos e garantir segurança operacional.

Aviso antecipado: Até 7 dias antes, o ONS pode sinalizar para as distribuidoras que existe a possibilidade de aplicar alguma restrição de geração. Isso permite que todos se preparem com antecedência.
Comunicação com as usinas: Assim que recebe o alerta, a distribuidora repassa a informação aos geradores conectados à sua rede, garantindo que todos estejam cientes do cenário.
Execução coordenada: Caso a restrição seja confirmada, a redução da geração é feita de forma organizada e seguindo critérios técnicos e regulatórios, sempre com foco no equilíbrio e na segurança do sistema elétrico.
Distribuidoras de todo o país, incluindo as Distribuidoras Neoenergia: Coelba, Elektro e Pernambuco.
Agentes Geradores Tipo III: Usinas conectadas à rede de distribuição que não são despachadas pelo ONS, não incluindo MMGD
Seleção das usinas com maior previsão de geração.
Aplicação de rodízio simples entre os geradores.
Fluxo de Comunicação
Planejamento Semanal
Planejamento Diário
Execução em Tempo Real
1. Planejamento Semanal (7 a 2 dias antes)
Nesta primeira fase, o ONS faz uma análise antecipada da demanda de energia e informa às distribuidoras o risco de ter excesso de geração.
Após receberem o alerta, as distribuidoras repassam essa informação aos geradores conectados em sua área de concessão, via e-mail
2. Planejamento Diário (1 dia antes)
O ONS atualiza as previsões e confirma se haverá necessidade de restrição de geração. Em seguida, informa às distribuidoras:
- o montante total de geração a ser reduzido
- o período específico da restrição
As distribuidoras comunicam oficialmente os geradores Tipo III, informando o montante da restrição e o intervalo de tempo em que devem reduzir a geração.
OBS: Os geradores devem confirmar o recebimento da ordem de restrição.
Canais de comunicação:
- Neoenergia Elektro: Mensagem Operativa
- Coelba e Pernambuco: E-mail
3. Execução (Tempo real)
Esta é a fase em que a restrição realmente acontece.
- Os geradores devem cumprir exatamente a programação informada no dia anterior.
- A distribuidora monitora, em tempo real, a execução da programação e, em caso de falha, entra em contato por telefone, e-mail ou mensagem.
- Nessa fase, as distribuidoras podem comunicar via telefone, e-mail ou mensagem de texto.
Benefícios
Mais segurança para o sistema elétrico.
Comunicação clara e ágil entre agentes.
Redução de riscos e garantia de fornecimento.