Placeholder

Conta do Bem

Saiba tudo sobre a iniciativa da companhia que permite aos clientes aderirem a uma doação voluntária por meio da conta de luz.

Com a iniciativa, clientes da Neoenergia podem fazer doações via conta de luz!

O que é a Conta do Bem? 

O Conta do Bem é uma iniciativa da Neoenergia que permite aos clientes realizarem doações mensais para instituições filantrópicas diretamente pela fatura de energia elétrica. Com contribuições a partir de R$ 1, é possível apoiar projetos que promovem educação, saúde, cultura, esporte e assistência social em diversas regiões do país.

Como Participar?

A adesão ao projeto é simples e pode ser feita diretamente com as instituições participantes. Cada organização possui um espaço próprio para o cadastro dos interessados, facilitando o processo de doação. Para acessá-las é só escolher a instuição na lista abaixo. 

 

Impacto social 

Mais de 700 mil clientes já participam da iniciativa, contribuindo mensalmente para a manutenção de atividades que beneficiam crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade. O projeto fortalece ações sociais e amplia o acesso a oportunidades reais de transformação de vida.

 

Instituições Beneficiadas

As doações são direcionadas para instituições que atuam em diversas áreas sociais. Saiba mais sobre cada instituição abaixo:

A LBV é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, com atuação preponderante na assistência social. A organização também oferece educação básica e técnica profissionalizante, além de realizar ações humanitárias, culturais e de comunicação social e educativa. Atua nas cinco regiões do país, em prol de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, somando ao auxílio material os valores da espiritualidade ecumênica.

O movimento apaeano foi fundado por um grupo pioneiro de pais e profissionais dedicados, motivados pela urgência de promover a desinstitucionalização e garantir o direito à educação e à vida comunitária para pessoas com deficiência intelectual. Esse movimento emergiu no Brasil, um país onde, historicamente, a rejeição, a discriminação e o preconceito eram enfrentados cotidianamente por essas pessoas e suas famílias. Em resposta a esses desafios, as primeiras associações foram criadas com o intuito de oferecer educação, atendimento na área de saúde e lutar pela inclusão social desses indivíduos.

Essas associações, que se tornaram conhecidas como Associações de Pais e 
Amigos dos Excepcionais (Apaes)
, formaram uma rede que se dedicava não 
apenas à educação e ao atendimento de saúde, mas também à luta contínua pelos direitos das pessoas com deficiência. Esse compromisso incluiu a mobilização de diversos profissionais que, acreditando na causa, realizaram estudos e pesquisas, buscaram informações em entidades estrangeiras e trocaram experiências com pessoas de outras nacionalidades que enfrentavam desafios similares.

O movimento apaeano, fundamentado na Declaração dos Direitos Humanos, iniciou uma significativa prestação de serviços em educação, saúde e assistência social para aqueles que necessitavam, em toda a extensão do território nacional. Em 2022, a rede apaeana alcançou o impressionante número de 23.035.726 atendimentos nas áreas de prevenção e saúde, educação, assistência social e inclusão no mercado de trabalho, atendendo mais de 1,6 milhão de pessoas em mais de 2.255 unidades espalhadas por todo o Brasil.

A Fundação Terra foi criada por Pe. Airton Freire há 40 anos, em uma comunidade popularmente conhecida como “Rua do Lixo” e que se localiza nos arredores do 
depósito de resíduos sólidos da cidade de Arcoverde, no semiárido do Estado de Pernambuco. Nasceu nessa comunidade com o intuito de resgatar, literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças, identificados como o suprassumo da miséria da cidade de Arcoverde. Foi fundada para servir aos pobres, no sentido stricto (do quotidiano) e no sentido lato (sistêmico). Possui como lema: “Na Terra para Servir”; servir aos pobres, por meio da educação, saúde e ações sociais, com vistas à superação da exclusão social e promoção da dignidade, perpetuando o carisma de, indistintamente, fazer o bem. É uma entidade civil de confissão Católica Apostólica Romana, sem fins lucrativos, e filantrópica, que possui certificado de utilidade pública municipal, estadual e federal.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) foi criado no dia 11 de dezembro de 1946, por decisão unânime da Assembleia Geral da ONU, para fornecer assistência emergencial a milhões de crianças no período pós-guerra na Europa, no Oriente Médio e na China. Em 6 de outubro de 1953, tornou-se órgão permanente do sistema das Nações Unidas e teve seu mandato ampliado para chegar a crianças e adolescentes em todo o mundo. Em 1965, o UNICEF recebeu o Prêmio Nobel da Paz. A instituição é guiada pela Convenção sobre os Direitos da Criança e é a principal defensora global de meninas e meninos.

Fundado em 1945, pela Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC), o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos, exclusivamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ser uma instituição filantrópica, o HCP necessita de doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento integral e humanizado aos pacientes.

Uma organização sem fins lucrativos fundada em 1993 pela Arquidiocese de Olinda e Recife que atua na educação complementar, oferecendo às crianças, adolescentes e jovens reforço escolar, com apoio pedagógico, psicossocial, além de outras oportunidades educativas em diversas áreas, dentre elas: artes, esportes e qualificação profissional/empregabilidade, no município de Recife e Região Metropolitana, com apoio psicossocial extensivo aos pais e/ou responsáveis.

Fundada pelo Professor Fernando Figueira em 25 de setembro de 1987, a Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF) é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu com um propósito: captar recursos financeiros, materiais e humanos junto à sociedade para fortalecer o IMIP, um dos maiores centros de excelência em saúde do Brasil, 100% SUS.
Sua missão é apoiar o IMIP em sua jornada de cuidar, pesquisar e educar, garantindo que ele continue a cumprir propósitos sociais e científicos com excelência e humanidade. Ao longo desses anos, criou e desenvolveu diversas campanhas, ações e projetos que mobilizam pessoas, empresas e instituições em prol de uma causa maior: a saúde e o bem-estar de milhares de crianças, adultos e idosos.

A Casa da Esperança é uma instituição social sem fins lucrativos, situada em Candeias, no município do Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco, fundada em 1998. Desde a fundação, vem atuando na perspectiva de garantia e promoção dos direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade e risco social em sete comunidades do entorno, com ações pautadas ao caráter educacional, socioeducativo e fortalecimento do vínculo comunitário, além de promoção e prevenção à saúde.

O Porto Social é centro de soluções para impacto social. Capacita iniciativas sociais e investe em rede. Conecta o primeiro, segundo e terceiro setor, criando soluções inovadoras que colocam o cidadão como parte ativa e de extrema importância para que as reais mudanças aconteçam.

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1949 na cidade de Natal/RN. Tem como maior desafio conjugar atenção oncológica de alto padrão com elevada acessibilidade, principalmente através do SUS.
 
Reconhecida pelo Ministério da Saúde como CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), a Liga presta uma ampla gama de serviços, desde consultas médicas até modernas técnicas de radioterapia.
Características marcantes da instituição são o acolhimento e a atenção multidisciplinar. Há um arraigado entendimento de que a atenção ao paciente deve ser total, por isso há todo um conjunto de ações para que o paciente se sinta bem recebido, além de receber o melhor tratamento médico possível. Psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, odontólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas garantem uma atenção completa.

O Seminário de São Pedro é uma instituição religiosa, sob a jurisdição da Arquidiocese de Natal, direcionada a preparar e a formar os candidatos ao ministério sacerdotal, segundo as orientações da Santa Sé, do Código de Direito Canônico, e da Conferência Nacional de Bispos do Brasil.

A Arquidiocese de Natal é uma divisão territorial da Igreja Católica no Brasil, localizada na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Fundada em 1909, foi elevada a arquidiocese em 1952. A arquidiocese é responsável por coordenar as atividades religiosas, pastorais e sociais das paróquias sob sua jurisdição. O arcebispo atual é Dom João Santos Cardoso.

O Hospital Infantil Varela Santiago é uma instituição filantrópica localizada em Natal, Rio Grande do Norte. Fundado em 1917, o hospital é especializado no atendimento pediátrico, oferecendo serviços médicos e cirúrgicos para crianças. Além disso, o hospital realiza diversas campanhas e ações solidárias para arrecadar fundos e melhorar o atendimento às crianças.

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) nasceram no dia 26 de maio de 1959, tendo como sua fundadora a Santa Dulce dos Pobres. A instituição é fruto da trajetória de amor e serviço e da persistência da religiosa que peregrinou durante mais de uma década em busca de um local para abrigar pobres e doentes recolhidos das ruas de Salvador. As raízes da OSID datam de 1949, quando a Irmã, sem ter para onde ir com 70 doentes, pediu autorização a sua superiora para abrigar os enfermos em um galinheiro situado ao lado do Convento Santo Antônio. O episódio fez surgir a tradição de que o maior hospital da Bahia nasceu a partir de um simples galinheiro.

Atualmente, a entidade filantrópica abriga um dos maiores complexos de saúde 100% gratuito do país, com mais de 6 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, na Bahia. Entre o público atendido pelas Obras Sociais estão pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas, pessoas em situação de rua e demais usuários do Sistema Único de Saúde. A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em mais de 20 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora.

 

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conforme o decreto 05/2006 da CNBB. A Pastoral da Criança, na CNBB, atualmente, faz parte da Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora. Alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).

Com mais de 15 anos de atuação, o IFP é uma instituição privada e sem fins lucrativos. Hoje consolidada como um dos mais modernos centros especializados nas ações de pesquisas, ensino, prevenção e tratamento das doenças gastrohepáticas, oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos anos o IFP vem se tornando referência como unidade de atendimento e diagnóstico das doenças gastrohepáticas em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Dispondo de recursos humanos especializados, materiais e equipamentos tecnologicamente atualizados, além de normas técnicas cientificamente padronizadas, a estrutura assistencial do IFP é considerada bastante significativa, pois tem importante papel no desenvolvimento de pesquisas de impacto social, principalmente em conjunto com o complexo da UPE, Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

O Aria Social é um espaço que respira, inspira e transpira arte. Forma uma comunidade unida pelo desafio de ampliar o acesso à educação, profissionalização e melhores oportunidades de vida.

Criado para suprir significativa demanda social, bem como para contribuir com a democratização cultural e artística do estado de Pernambuco, o ARIA SOCIAL tem como via de ação a educação através da arte, por acreditar em sua força transformadora.

Atuando no potencial educativo, na disciplina, na força propulsora da criatividade e no fortalecimento da autoestima, o ARIA SOCIAL tornou-se um acessível instrumento de formação – pessoal e profissional – e transformação humana.

Com atendimento através do SUS, o Martagão é uma instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes de todo o estado. Tornou-se referência no atendimento pediátrico, tendo, à frente, um corpo clínico formado pelos mais competentes médicos e especialistas em pediatria da Bahia.
O Martagão tornou-se referência no atendimento pediátrico de alta complexidade na Bahia. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2023, o Martagão foi responsável por 43%. Das cirurgias neurológicas, o Hospital realizou 21%, já cirurgias cardíacas foram realizadas 42%, além de 25% da produção de diárias em UTI Pediátrica.

Perguntas Frequentes

O período de consumo é a data da última leitura, até a data da leitura atual. O mês de referência é o mês que a conta de luz foi emitida.

Já a data do vencimento, é a data que você tem pra pagar sem multa e nem juros.

O valor  é dividido em até 3 partes:

 

  • seu consumo de energia;
  • encargos e tributos, que podem variar de região para região, e chegar a 1/3 do valor da conta;
  • e também pode ter juros e multa em caso de pagamento após o vencimento. 

.

Para pagar a sua conta com PIX basta apontar a câmera do celular para o QR code. O recurso tem tecnologia que encaminha diretamente o cliente para o sistema de pagamento, seja um banco tradicional ou carteira digital. 

Lembre-se: o QR code de cima é a nota fiscal, o QR code de pagamento é o que está localizado em baixo, próximo ao código de barras.

Se precisar, os números estão todos no verso da conta, mas aqui estão os números de Whatsapp de cada distribuidora:

  • Neoenergia Brasília - (61) 3465 9318
  • Neoenergia Elektro - (19) 2122 1696
  • Neoenergia Cosern - (84) 3215 6001
  • Neoenergia Coelba - (71) 3370 6350
  • Neoenergia Pernambuco - (81) 3217 6990

Para acessar todos os canais de atendimento, clique aqui.

 

Consumo consciente

Saiba o que é consumo consciente, sua importância e quais práticas adotar no dia a dia.

Bandeiras Tarifárias

As Bandeiras Tarifárias constituem um sistema de sinalização por cores que indica as variações nos custos de geração de energia. Saiba mais como impactam na conta de luz.

Como economizar energia

Entenda como a eficiência energética ajuda o meio ambiente e reduz a sua conta de luz, e confira dicas da Neoenergia para economia de energia no dia a dia.

Quer saber mais sobre outros serviços?

Clique abaixo na concessionária de energia da sua região e identifique o serviço que necessita!