Serviços em áreas alagadas no interior são reforçados pela Neoenergia Cosern

Serviços em áreas alagadas no interior são reforçados pela Neoenergia Cosern

19/04/24

Distribuidora montou força-tarefa que envolve reforço no número de

profissionais e usa tratores para serviços em áreas de difícil acesso

Natal (RN), 19 de abril de 2024

A intensidade de chuvas acima da média histórica registrada, principalmente, nas regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte provocou transbordamentos de reservatórios que causaram problemas. Em decorrência das adversidades climáticas, a Neoenergia Cosern registrou elevação no volume de ocorrências. Em algumas áreas dos municípios mais afetados, as equipes de prontidão enfrentam dificuldades de acesso em virtude das inundações e bloqueios de estradas, o que pode comprometer o tempo de restabelecimento da energia. Para garantir a normalização do serviço com a maior brevidade possível, a empresa montou uma força-tarefa que envolve reforço no número de eletricistas, engenheiros, caminhões para serviços mais complexos e até tratores para o transporte de equipamentos em localidades alagadas.

“A força da água arrastou, pelo menos, uma dezena de postes de distribuição de energia elétrica nas duas regiões e dificultou ainda mais o acesso a determinadas áreas. Na Serra Jatobá, no Alto Oeste, por exemplo, nossos eletricistas caminharam durante quatro horas acompanhando um trator que carregava os equipamentos necessários para a recomposição do trecho danificado pela chuva. Nesse ponto específico existe uma torre de telefonia, o que nos exigia uma rápida, segura e eficiente atuação”, explica Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.

No Seridó, região na qual o transbordamento do Açude Gargalheiras repercutiu nacionalmente, quatro postes foram arrastados pela cheia do Rio São Bento, principal afluente do Gargalheiras. Máquinas de grande porte precisaram ser utilizadas pela Neoenergia Cosern para compactar estradas e recompor os trechos da rede elétrica. Nas zonas rurais de Jucurutu, Currais Novos, Cerro-Corá e São Rafael, por exemplos, as equipes técnicas precisaram caminhar durante horas, em locais com lama e pedregulhos, para realizar os serviços de manutenção na rede elétrica. Por causa do elevado número de árvores caídas e do alagamento de estradas vicinais, os veículos não conseguiam passar em alguns trechos transformados em atoleiros.

Suspensão temporária

O risco iminente de acidentes envolvendo a energia elétrica em virtude do transbordamento do Açude Pataxó, na região de Ipanguaçu, levou a Neoenergia Cosern a suspender o fornecimento de energia elétrica de maneira preventiva, temporária e seguindo critérios de segurança para alguns clientes no Bairro Ubarana. A cheia do reservatório invadiu imóveis e provocou a retirada de dezenas de famílias de casas e comércios locais.

Equipes técnicas da distribuidora percorreram o trecho inundado e identificaram o risco de acidentes como choques elétricos e curtos-circuitos em razão do nível da água nos imóveis, superior a um metro de altura em alguns deles. A interrupção no fornecimento de energia de maneira repentina é uma decisão que tem como objetivo proteger a população de quaisquer riscos.

Equipes técnicas da Neoenergia Cosern estão de prontidão em Ipanguaçu, em contato direto com representantes da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para quaisquer necessidades.

Nos locais com registros de enchentes e alagamentos, situações que podem prejudicar a rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas, medidas de segurança devem ser seguidas. Uma delas é desligar o disjuntor geral do imóvel a qualquer sinal de invasão pela água. “Isso deve acontecer assim que a pessoa perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Logo em seguida, desconecte todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água”, explica Gilmar Mikeias, gerente de Operações da Neoenergia Cosern.

O alerta acontece quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Cosern pelo número 116. Quando o serviço for restabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a rede elétrica do imóvel antes de religar o disjuntor.

Veja outras recomendações de segurança que a Neoenergia Cosern traz:

- Fique atento caso alguma parede apresente umidade, especialmente se ela possuir circuitos elétricos e/ou tomadas. O seguro é manter distância e não conectar eletroeletrônicos no local, de forma a evitar o risco de choque;

- Durante uma tempestade, evite locais abertos como telhados, piscinas, praias e campos de futebol. Além disso, não procure abrigos sob árvores e postes. O recomendado é ficar dentro de casa até que a chuva passe;

- Não faça a manutenção ou instalação da antena de TV ou qualquer equipamento nos telhados enquanto estiver chovendo, pois realizar serviços em locais elevados e com objetos metálicos aumenta o risco de exposição aos raios. Se a antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;

O que fazer em caso de acidente?

Mesmo com todos os cuidados, um acidente pode acontecer. Então, como proceder nessa hora? A primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Somente depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais toque nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e manter a calma até a chegada dos profissionais. A Neoenergia Cosern ressalta que a população nunca deve ser aproximar da rede elétrica.