Neoenergia reforça manutenção da rede com o uso de termovisores em drones e veículos

Neoenergia reforça manutenção da rede com o uso de termovisores em drones e veículos
Com o uso da tecnologia, os carros percorreram 104 mil km em mais de dois anos, inspecionando cabos e transformadores
Mais de 100 mil quilômetros. Essa é quantidade percorrida pelos veículos da Neoenergia equipados com câmeras de termovisão nos últimos dois anos e meio. Existentes nas distribuidoras da companhia, os termovisores verificam a temperatura dos cabos, conexões e transformadores da rede elétrica, identificando pontos de alteração que podem requerer intervenção ou monitoramento antes que os problemas aconteçam. Além dos veículos equipados com a tecnologia e as câmeras portáteis, a Neoenergia adquiriu recentemente drones acoplados aos termovisores, o que permite inspecionar locais de difícil acesso e obter imagens com mais detalhes.
A tecnologia termográfica identifica a temperatura de cada objeto naquele momento. No caso do veículo com a câmera de termovisão, a rede é inspecionada à medida que o automóvel circula pelas ruas e avenidas. Somente em 2021, os veículos equipados com termovisão percorreram quase 15 mil quilômetros nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dentro do veículo, o técnico visualiza tudo com um computador e duas telas. Uma mostra as imagens do local e a outra revela os pontos quentes.
“A alteração da temperatura acima de 60º pode ser um indicativo de que aquele equipamento precisa de intervenção imediata ou manutenção prioritária. Isso porque pontos de calor indicam um desgaste na estrutura da rede e é nesse momento que entra a manutenção preditiva, atuando antes que os danos aconteçam”, afirma o gerente de operações da Neoenergia, Thelmo Varela.
A inspeção também pode ser feita a pé com as câmeras portáteis, em locais onde o carro não consegue chegar e, a partir de agora, as distribuidoras da Neoenergia contarão com os drones equipados com os termovisores. Assim, é possível se aproximar das estruturas mais altas da rede e obter imagens com detalhes, além de facilitar a inspeção em locais de difícil acesso. Os termovisores identificam exatamente onde está o problema, o que contribui no rendimento da equipe através do uso da tecnologia e a otimização da disponibilidade de energia para os clientes. Tudo é monitorado e interligado ao sistema de manutenção das distribuidoras. Assim, é possível gerar um relatório para acompanhar a periodicidade das intervenções.
Além do uso dos termovisores, o plano preventivo de manutenção das distribuidoras da Neoenergia inclui inspeções visuais e a poda de árvores, que impede a interferência dos galhos na fiação. As atividades integram o planejamento anual da companhia que fiscaliza os alimentadores – conjunto que abrange postes, transformadores e cabos –, garantindo que eles funcionem adequadamente, além de realizar ações que ampliam a capacidade da rede, como a troca dos equipamentos. Aliado a isso, a Neoenergia tem o controle de todos os seus postes, que podem ser geolocalizados de acordo com um código inscrito neles, facilitando trabalhos de manutenção ou reparos emergenciais. Em média, são substituídos 21 mil postes todos os anos, levando em consideração apenas o plano preventivo de manutenção.
Notícias relacionadas
2023-09-25
Conheça os benefícios de manter os dados cadastrais atualizados junto à Neoenergia
2023-09-21
Vale Luz recolhe 2,2 toneladas de resíduos recicláveis e gera descontos em contas de luz no Distrito Federal
2023-09-20
Abandono de animais próximos às Subestações Elétricas amplia riscos de acidentes, aponta Neoenergia
2023-09-19
Mais de 11 mil irrigantes e aquicultores em cinco estados podem perder benefício de até 73% de desconto na conta de energia
2023-09-18