Neoenergia inicia energização da subestação Fernão Dias

Neoenergia inicia energização da subestação Fernão Dias
Uma subestação funciona como um ponto de manobra e gerenciamento de cargas, podendo a energia ser direcionada para diversos locais da cidade ou estado, inclusive com a modificação de tensão da carga, para mais ou menos, dependendo da necessidade de distribuição. Ela concentra diversos equipamentos automatizados que atuam na proteção do sistema elétrico, evitando falhas, sobrecargas e problemas que possam afetar o consumidor final.
O Compensador Estático de Reativos (CER) em Fernão Dias permite que, em um cenário de carga pesada ou de desligamento, as regiões norte e nordeste exportem energia, provenientes do sistema hidrelétrico de Belo Monte, para o sudeste. Dessa forma, o CER garante uma transmissão de energia mais estável, confiável e de qualidade para a região sudeste, maior parque industrial do País.
A subestação é totalmente automatizada, com sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, dispensando a presença de eletricistas e operadores para efetivar manobras. Essas operações são realizadas pelo centro de operação central da Neoenergia, no Rio de Janeiro, por meio de comunicação via satélite. Além de aprimorar a confiabilidade do sistema, os colaboradores são capazes de atuar de forma mais rápida e assertiva durante possíveis ocorrências.
Notícias relacionadas
2023-10-04
Conta Premiada Neoenergia vai sortear dez prêmios mensais de R$ 500 para clientes adimplentes
2023-10-04
Neoenergia conclui venda de 50% de plataforma de transmissão à Warrington
2023-10-03
Neoenergia firma compromisso com Pacto Global da ONU para ampliar número de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança
2023-10-02
Caminhões elétricos da Neoenergia se consolidam como ferramentas de suporte às operações em campo
2023-09-29