PT language
  • EN
  • ES
Neoenergia implantará rede privativa para expansão de redes inteligentes no Distrito Federal

Neoenergia implantará rede privativa para expansão de redes inteligentes no Distrito Federal

11/04/24

Neoenergia torna-se pioneira na obtenção da

autorização da faixa de frequência em 450MHz no Brasil

Rio de Janeiro, 10 de abril de 2024

A Neoenergia avança no processo de modernização do sistema elétrico na área de concessão de sua distribuidora no Distrito Federal (Neoenergia Brasília) com a implantação da rede LTE privativa. O projeto inicia ainda este ano e será concluído em 2024 com a instalação de duas estações rádio-base na região de Taguatinga. A tecnologia permitirá a expansão das redes elétricas inteligentes através da liberação da faixa de frequência em 450MHz, levando qualidade e inovação em ambientes mais diversos.

Essa iniciativa faz parte do projeto P&D Godel Multilink, em parceria com o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A tecnologia LTE alcançará novos patamares de conectividade e produtividade na área de distribuição elétrica. Com a aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do uso da frequência 450MHz, a Neoenergia torna-se pioneira na obtenção da autorização nessa faixa de frequência no Brasil. O licenciamento das estações para uso de rádio está autorizado pelo prazo de 15 anos.

A uso da nova frequência foi apresentada no UTCAL Summit 2024, evento sobre tecnologias de telecomunicações e automação, que termina na próxima sexta-feira (12), no Rio de Janeiro.

A presença dessa tecnologia em nossa rede fomenta uma melhoria no monitoramento de toda distribuição de energia. As redes LTE privativas oferecem uma infraestrutura de comunicação sólida e segura e em frequências mais baixas é possível alcançar uma cobertura robusta e confiável, mesmo em áreas remotas ou com condições desafiadoras de sinal”, explica Ricardo Leite, superintendente de Smart Grids da Neoenergia.

Dessa forma, a Neoenergia garante uma maior confiabilidade à transmissão de dados dos equipamentos do projeto de redes inteligentes para o Centro de Operações da Neoenergia Brasília, com o objetivo de reforçar a qualidade do serviço para todos os clientes.

 

Notícias relacionadas