Foto de palco do evento com dois executivos durante palestra

Neoenergia está entre empresas líderes em transparência ambiental pelo segundo ano seguido

16/12/2022
16/12/22

Foto de palco do evento com dois executivos durante palestra ​​
 

Companhia manteve índice A - no CDP Clima, critério importante utilizado pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) para entrada e avaliação de empresas

A Neoenergia alcançou o índice A - do CDP Clima de 2022 e índice B no caderno de segurança hídrica. A pontuação é resultado da estratégia de negócio adotada pela companhia, focada em acelerar a transição energética rumo à neutralidade climática. A empresa participa oficialmente do CDP desde 2021, quando foi listada, pela primeira vez, entre as instituições líderes em performance ambiental do CDP Clima. Através da divulgação deste ano, a Neoenergia se coloca, mais uma vez, entre as instituições comprometidas com a crescente demanda por mais comunicação e transparência ambiental.

O CDP Clima, por exemplo, é considerado pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) como critério de entrada e de avaliação das empresas. De acordo com o CDP, mais de 680 instituições financeiras com US$ 130 trilhões em ativos e 280 corporações representando US$ 6,4 trilhões em gastos com compras, solicitaram dados de empresas através da organização. Em 2022, houve um recorde de 18.700 empresas participantes.
 

 

Por meio dos questionários submetidos ao CDP, a Neoenergia compartilhou sua robusta estrutura de governança corporativa, base dos investimentos em energias renováveis e redes inteligentes da companhia, apoiada por sua Política de Ação Climática e ações orientadas para a descarbonização do seu portfólio e dos seus clientes. Além de reportar as iniciativas de gestão de riscos climáticos e hídricos e da crescente emissão de títulos verdes. A performance obtida pela instituição acerca da redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) também faz parte dos dados reportados anualmente, através da avaliação do clima realizada pelo CDP.

Os efeitos negativos das mudanças climáticas já são uma realidade no mundo e no Brasil. Entre 2021 e 2022, as distribuidoras da Neoenergia precisaram trabalhar para garantir o abastecimento de energia ameaçado pelos eventos climáticos intensos, como chuvas e enchentes em áreas de concessão. Francisco Carvalho, Superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Neoenergia, ressalta que tais eventos vêm ocorrendo com mais frequência e intensidade e, por isso, a importância de avaliações de risco climático para os negócios e construção de planos de ação para adaptação, que estão em desenvolvimento na companhia. 

 

São muitas as oportunidades climáticas, em especial aquelas voltadas para a transição energética, que a Neoenergia está abraçando e gerando valor para seus acionistas e sociedade em geral. Responder ao CDP é também uma oportunidade de promover melhoria contínua, identificar novos riscos e aprimorar processos e estratégias voltadas à ação climática e segurança hídrica", afirma Francisco Carvalho.

 

​“Investir em transparência é essencial para que as organizações ajudem a alcançar as metas de combate às mudanças climáticas", comenta Lais Cesar, gerente de desenvolvimento de negócios da CDP Latin America.

A lista completa das empresas que divulgam pelo CDP pode ser acessada no site da organização.

Barra verde com a frase "O Futuro a gente faz agora!"
 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

Notícias relacionadas