Instituto Neoenergia promove iniciativas que valorizam as mulheres e seus projetos

Instituto Neoenergia promove iniciativas que valorizam as mulheres e seus projetos
Prêmio Inspirar e Impactô Mulheres são alguns dos exemplos de ações que geram oportunidade e fomentam o empreendedorismo feminino
Participantes do Programa de Aceleração Social Impactô, com foco em lideranças femininas.
Clique aqui e leia artigo assinado pela diretora-presidente do Instituto Neoenergia, Renata Chagas.
O Instituto Neoenergia, braço social da companhia, atua em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus projetos, tendo como uma de suas metas a Igualdade de Gênero, por meio do ODS 5. Desta forma, suas iniciativas garantem a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Instituto apresenta alguns de seus resultados alcançados em 2021, que seguirão este ano.
“Buscamos reconhecer e valorizar iniciativas que geram impacto social nas regiões onde atuamos. Em paralelo, destacamos também projetos liderados por mulheres, visando especialmente o ODS 5, com a oportunidade de conhecer as histórias dessas empreendedoras que trabalham pela transformação social e que lutam diariamente para combater qualquer desigualdade entre os gêneros. É por elas que promovemos nossos projetos e estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados”, diz Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
Dentre os projetos desenvolvidos, o Prêmio Inspirar trabalha na valorização de iniciativas de arte e cultura lideradas por mulheres, fortalecendo a equidade de oportunidades. Em sua primeira edição, premiou 16 vencedoras nas categorias Pessoa Física, MEI (Microempreendedoras Individuais), Grupos e Coletivos Não Formalizados Femininos e Produtoras Culturais e Instituições do 3º Setor. A Caravana Energia que Transforma, por sua vez, contou com 208 mulheres participantes dos estados da BA, PE e RN, representando 55% do total de beneficiados.
Foi realizada ainda uma edição especial do Programa de Aceleração Social Impactô, focado para lideranças femininas de iniciativas localizadas do interior do PR, PI, BA e MG, que envolveu 27 mulheres. Participaram organizações da sociedade civil, associações comunitárias, coletivos e negócios sociais liderados por mulheres, nas áreas de educação, cultura, meio ambiente, energias renováveis, desenvolvimento territorial e tecnologia.
O Programa de Líderes de Impacto Social, destacou 21 mulheres participantes, que representam 60% dos envolvidos no programa e o Programa SER beneficiou 34 mulheres da comunidade quilombola Cruz da Menina, no município de Dona Inês (PB) capacitadas em associativismo, cadeias produtivas e gestão dos recursos hídricos locais. Além disso, cerca de 90% dos empreendimentos responsáveis pela produção das refeições são liderados por mulheres no projeto de Pessoas e Negócios Saudáveis.
Essas e outras iniciativas foram responsáveis por beneficiar diversas mulheres ao longo do ano e que contaram com o apoio do Instituto em sua atuação. Para 2022, a previsão é manter projetos variados, que também destaquem o empoderamento feminino e oportunidades iguais.
Notícias relacionadas
2023-10-02
Caminhões elétricos da Neoenergia se consolidam como ferramentas de suporte às operações em campo
2023-09-29
Grandes eventos impulsionam a Neoenergia como marca apoiadora do esporte feminino e da música
2023-09-28
Bahia recebe primeiro projeto da Neoenergia para geração de energia solar distribuída
2023-09-28
Neoenergia e Comerc firmam parceria para desenvolver projetos de geração distribuída de energia
2023-09-27