Educação Financeira: Conheça os melhores investimentos para cada perfil

Educação Financeira: Conheça os melhores investimentos para cada perfil
Se você for de um perfil mais conservador, pode optar por investimentos de baixo risco. Mas, se quiser grandes quantidades de renda a curto prazo, pode optar por investimentos de alto risco.
Se você já sabe um pouco sobre finanças e gostaria de dar os primeiros passos no mundo dos investimentos, este texto é para você! Vamos conhecer melhor os diferentes perfis de investimentos?
O que é Independência Financeira?
A independência financeira consiste em conseguir manter o padrão de vida desejado sem precisar depender do salário de um emprego fixo. A ideia é ter um equilíbrio financeiro e trabalhar por prazer ou opção, e não pela necessidade de pagar as contas no final do mês.
Ela pode ser construída com a combinação de um conjunto de rendas, fruto de patrimônios – como aluguel de imóveis e rendimento de investimentos – e outras rendas que tenham garantia de recebimento – como aposentadorias, pensões, previdência privada ou dividendos.
Como começar a investir?
Existem centenas de opções de investimentos. Eles diferem, geralmente, em quatro aspectos: tempo, taxa, valor e risco.
- O tempo é o prazo esperado para aquele dinheiro te dar um retorno.
- A taxa é o valor desse retorno. Ela pode ser fixa (ou seja, você recebe o valor independente do que aconteça) ou variável (a taxa é de acordo com as condições acertadas no momento da venda).
- O valor é o montante colocado. Alguns investimentos exigem montantes maiores. Outros podem ser feitos com pequenas quantias.
- O risco diz respeito ao seu perfil de investidor. Quanto maior o risco, maiores os lucros possíveis - assim como as perdas.
Perfil de Investidor: o norte para seus investimentos
As pessoas reagem de diferentes maneiras com seu patrimônio. Existem aqueles que preferem um rendimento fixo, seguro e sem possibilidade de perdas. Outros, preferem otimizar ao máximo os rendimentos, ainda que isso acarrete riscos.
Como existem diversos tipos de investimentos, antes de mais nada, é preciso descobrir o seu perfil de investidor. Se você for de um perfil mais conservador, pode optar por investimentos de baixo risco. Mas, se quiser grandes quantidades de renda a curto prazo, pode optar por investimentos de alto risco. O ideal é diversificar e ter um pouco de cada.
Perfil Conservador
Um perfil de investimento conservador caracteriza-se por investimentos que priorizam a segurança com disponibilidade em relação à rentabilidade. Ou seja, para minimizar os riscos, aceita-se uma taxa menor de renda.
- Renda Fixa
Os investimentos em renda fixa caracterizam-se pela previsibilidade. Isso porque possuem percentuais fixados ou seguem indicadores financeiros nacionais. É possível saber a rentabilidade deles já na compra.
É o caso do CDB, por exemplo, que funciona como um empréstimo que o investidor faz para uma instituição financeira e, em troca, recebe os rendimentos. Esse tipo de aplicação é protegida pelo Fundo Garantidor, por isso oferece mais segurança caso a empresa enfrente problemas.
- Títulos públicos
Outra opção para o perfil conservador são os títulos públicos, ativos de renda fixa expedidos pelo Tesouro Nacional. Dessa vez, você está fazendo um empréstimo diretamente ao Governo, o que garante a segurança.
Em 2021, os títulos do Tesouro Direto ganharam destaque por conta da inflação. Com títulos atrelados ao IPCA (Taxa de Inflação), as ofertas desses títulos têm garantido lucros reais atraentes.
Perfil Moderado
Se você já tem certo conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro e sente-se seguro para assumir alguns riscos com o objetivo de ter mais rendimento, talvez seu perfil seja moderado.
Este investidor busca a diversificação da carteira. Se, por um lado, se expõe a riscos maiores com investimentos voláteis, não deixa de garantir uma boa reserva de investimentos mais seguros.
- Fundos multimercado
Os fundos são uma boa pedida para este perfil, pois eles aliam renda fixa com variável. Depositando seu patrimônio em um fundo, ele estará exposto tanto às movimentações de mercado, quanto à taxa fixada na renda fixa.
Perfil Arrojado
Este perfil é caracterizado por ter experiência no mercado e sentir-se confiante para arriscar nos investimentos em vista de um retorno rápido e alto.
Com uma boa variedade de investimentos, é possível ganhar em qualquer cenário econômico. Contudo, é preciso estar preparado para alguns contratempos.
- Ações
A rentabilidade das ações pode ser obtida por meio da distribuição de proventos ou da valorização do ativo. Uma boa forma de se orientar na compra das ações é seguir Carteiras Recomendadas, em que corretoras ou especialistas selecionam grupos de ações que são mais propensas a trazer rendimentos nos meses seguintes.
- ETFs
Um exchange-traded fund, ou fundo de índice, é um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação. Seu valor acompanha o índice da bolsa de um país. O IVVB11, por exemplo, é o índice das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. O ETF IBOB11 acompanha a bolsa brasileira, a Ibovespa.
Diversificar é a regra para todos os perfis
Independente do seu perfil, alguns princípios são indicados a todos. O primeiro é a formação de uma reserva de emergência, uma quantia separada e de fácil resgate para emergências. A segunda é a diversificação de investimentos. Diversificando bem seu patrimônio, é possível obter rendimentos em qualquer cenário econômico.
Continue sua jornada de Educação Financeira por esses outros conteúdos:
Notícias relacionadas
2023-10-04
Conta Premiada Neoenergia vai sortear dez prêmios mensais de R$ 500 para clientes adimplentes
2023-10-04
Neoenergia conclui venda de 50% de plataforma de transmissão à Warrington
2023-10-03
Neoenergia firma compromisso com Pacto Global da ONU para ampliar número de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança
2023-10-02
Caminhões elétricos da Neoenergia se consolidam como ferramentas de suporte às operações em campo
2023-09-29