Apuesta de Neoenergia en microrred de generación solar lleva energía al interior de Bahia

21/09/20

 


 

 

A comunidade de Xique-Xique, no município de Remanso (BA), será a primeira localidade onde a Neoenergia irá instalar uma microrrede em área isolada, solução que será abastecida por sistema centralizado com energia solar e armazenamento por baterias. A iniciativa integra um projeto piloto que a companhia realiza para beneficiar uma área rural que ainda não é atendida pela energia elétrica. O diferencial está no sistema de armazenamento e no fator inovador – o mercado de microrredes é pouco explorado no Brasil. A geração na comunidade será exclusivamente solar, com capacidade para atender 103 unidades consumidoras, e as baterias irão garantir o fornecimento por 48h, quando não houver radiação solar suficiente para eficiência máxima pelas placas.

Além do ineditismo dentro do programa Luz para Todos, o projeto envolve a simulação de microrrede para avaliar a aplicação de super capacitores – solução de armazenamento que usa uma tecnologia nova e ainda não disseminada em atividades de campo. “A instalação será capaz de gerar dados para que, em laboratório, seja simulada a aplicação de uma microrrede com armazenamento com super capacitor, bem como avaliar a degradação da placa solar em atuação no ambiente. Participam da pesquisa o LabSolar, primeiro laboratório de estudos e certificação de sistemas de energia solar do Nordeste inaugurado pela Neoenergia em Salvador em parceria com o Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia e com o governo do estado baiano”, informa o gerente Corporativo de P&D da Neoenergia, José Antônio Brito.

O projeto, que está em fase de planejamento e tem previsão para início da operação no primeiro semestre de 2021, utiliza recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), integrando ainda o programa do governo federal Luz para Todos, que visa levar eletrificação a áreas remotas, universalizando o acesso à energia. “No momento, a Neoenergia adota duas soluções para atender a clientes isolados: realizamos a extensão da rede convencional ou implantamos sistemas solares individualizados. As microrredes, com geração e armazenamento centralizados podem ser uma solução para melhorar a eficiência e qualidade do fornecimento”, diz Débora Catão, engenheira de Smart Grids da Neoenergia.

DIFERENCIAL DO ARMAZENAMENTO

A capacidade da microrrede desenvolvida pela Neoenergia irá gerar uma potência de 240 kW DC/180 kW AC. Isso significa que o sistema de geração poderá garantir um consumo médio de energia de 80kWh para as 103 residências existentes na comunidade de Xique-Xique. O sistema de armazenamento, com capacidade útil medida do lado AC de 928 kWh, garantirá o mesmo consumo ainda quando não houver radiação suficiente por um período de 48h. Tanto o sol quanto o vento são fontes de geração de energia que estão sujeitas a interferências da natureza, por isso a importância de um sistema que armazena essa energia para momentos em que a captação solar não seja possível. Diante disso, foi realizado um estudo para dimensionar a demanda de energia no local, sendo instaladas baterias de lítio em uma quantidade acima da necessária para reforçar o sistema.

“Um sistema de armazenamento apropriado permite que o uso da energia gerada a partir da captação solar não fique restrita a um período, pois o sistema de armazenamento é carregado durante o dia e, à noite, fica disponível para utilização. A vantagem da microrrede também se aplica ao fato de que nem todo mundo usa a energia ao mesmo tempo. Com isso, é possível entregar energia com maior qualidade para quem está consumindo naquele momento”, explica Brito.

IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

Para a realização do projeto, também são levados em consideração aspectos técnicos, financeiros e sociais. O investimento em microrredes está relacionado a expectativa de que a tecnologia tenha maior penetração no mercado, o que vai gerar redução de custos. “Já do ponto de vista social, iremos acompanhar a estimativa de crescimento da comunidade para saber se ela poderia ser absorvida pelo sistema e como as pessoas irão se relacionar com a novidade, de forma a garantir o desenvolvimento da localidade”, afirma Débora Catão.

Com a chegada da energia elétrica na área rural, é comum observar o retorno de algumas famílias que anteriormente haviam migrado para outras regiões, como observa Mayline Pinto, supervisora da Unidade de Gestão do Luz Para Todos. “Temos a preocupação de pensar nos impactos que essa implantação terá na vida das famílias, acompanhando como a comunidade irá se comportar economicamente após ter acesso a energia elétrica. Essa também é uma oportunidade para avaliarmos a viabilidade da instalação da microrrede de geração solar para atender a outras localidades no mesmo modelo, expandindo a universalização do acesso à energia elétrica”.

Existente desde 2004, o programa Luz para Todos é uma parceria do governo federal com as distribuidoras. Somente na Bahia, já foi responsável por mais de 650 mil ligações, levando energia a 1 milhão e 800 mil pessoas da área rural do estado.

ShP - Certificado Verde ‭[2]‬

 

 

ShP - Certificado Verde ‭[1]‬

 
 
 

Noticias

La sintaxis de FreeMarker no es válida.

Failed to "?eval" string with this error:

---begin-message---
Syntax error in ?eval-ed string in line 1, column 69:
Lexical error: encountered "u" (117), after "\"Neoenergia e COB impulsionam movimento \\".
---end-message---

The failing expression:
==> rootElement.selectSingleNode("//dynamic-element[@field-reference='banner_image']").element("dynamic-content").getText()?eval [in template "template_id" at line 10, column 22]

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
- Failed at: bannerImageObj = rootElement.selectSi... [in template "template_id" in macro "getValues" at line 10, column 5]
- Reached through: @getValues item=item [in template "template_id" in macro "neoLatestsNewsItem" at line 43, column 3]
- Reached through: @neoLatestsNewsItem item=item [in template "template_id" at line 61, column 9]
----