Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Projetos

instituto-neoenergia-site-neo.jpg


 
 




















Desde 2015, o Instituto desenvolve o projeto Flyways, em parceria com a SAVE Brasil, que busca assegurar a conservação das aves e seus habitats, contribuindo para a preservação das espécies em nível hemisférico. Para tanto, conduz ações voltadas ao monitoramento do tamanho populacional de cinco espécies ameaçadas em alguns locais das regiões Nordeste e Sul do Brasil. 


O trabalho também busca envolver a comunidade local, para ajudar na preservação das aves. Em seu ciclo inicial (2015-2017), o projeto impactou cerca de 5.500 pessoas e envolveu 68 voluntários da comunidade local. A SAVE Brasil faz parte da BirdLife International, uma aliança de organizações de conservação presente em 110 países.

   --flyways--.jpg  flyways.jpg

O projeto, realizado em Ubatuba (SP) e desenvolvido em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA), ofereceu cursos gratuitos para a formação de profissionais em construção sustentável

Cerca de 100 profissionais foram formados e 500 pessoas beneficiadas com a implementação de técnicas de bioconstrução na localidade.

  -bioconstrução-.jpgbioconstrução-6.jpg

Em 2018, o Instituto finalizou o terceiro ano consecutivo do Programa de Bolsas de Estudo oferecido pela Fundación Iberdrola e contribuiu com a formação de nove jovens brasileiros, com oito bolsas para universidades da Espanha e uma para o Reino Unido. 

bolsas-de-estudo-3.jpgbolsas-de-estudo-2.jpg

Desenvolvido em parceria com o Instituto Socioambiental Cenários Futuros, o projeto transformou o espaço escolar de três escolas da rede pública em laboratórios de inovação para o ensino de robótica

As cidades contempladas foram Araras (SP), Três Lagoas (MS) e Registro (SP) e cerca de 249 alunos foram beneficiados.​​

jovens-brilhantes.jpg 

Em parceria com a Formarte, será realizada a troca das instalações elétricas da Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP)

O monumento é a única fortificação espanhola no Brasil e está concorrendo a patrimônio histórico da Unesco.

forte-guaruja.jpg

O Instituto também investiu na iluminação arquitetônica do Forte das Cinco Pontas, localizado na área central do Recife.

O Forte é a última construção holandesa no Recife e um dos monumentos mais representativos da arquitetura colonial. A fim de preservar a memória nacional, este edifício foi transformado no Museu da Cidade do Recife em 1982.

O local possui um vasto e importante acervo iconográfico, recolhido em Pernambuco e em Portugal, onde se encontram expostos projetos originais de construções civis, militares e eclesiásticas, cartografias, pinturas, desenhos, esculturas e gravuras.

forte-cinco-pontas-.jpg  ​forte-cinco-pontas-11.jpg

A revitalização promovida pelo Instituto Neoenergia valoriza a importância histórica do monumento. Além da preservação do patrimônio artístico-cultural, o novo sistema de iluminação em LED prevê uma economia no consumo de energia superior a 30%, em relação ao antigo projeto de iluminação. A fachada passa a ser iluminada por 66 projetores de luz que permitem a troca de tonalidades de cores, possibilitando o uso do equipamento urbano em datas comemorativas e sociais. Os postes ornamentais instalado no jardim do edifício também receberam novas lâmpadas eficientes.