Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​UHE Teles Pires publica livro sobre a diversidade de peixes em rio da Amazônia

Para contribuir com o conhecimento a respeito da biodiversidade da região amazônica, a usina hidrelétrica Teles Pires, localizada entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA), lançou o livro Peixes do Rio Teles Pires – Diversidade e Guia de Identificação, escrito pelos especialistas em ictiofauna Willian Ohara, Flávio Lima, Gilberto Salvador e Marcelo Andrade, com participação de diversos colaboradores. A edição apresenta fotos e informações sobre 342 espécies de peixes que habitam o Rio Teles Pires e seus principais afluentes, que englobam os rios Paranaíta, Apiacás, São Benedito, Santa Helena Taxidermista, Cristalino e Peixoto de Azevedo.

Os exemplares foram catalogados durante a execução do Programa de Monitoramento e Estudos da Ictiofauna desenvolvido pelo empreendedor desde 2012 no baixo Teles Pires. O objetivo do programa é identificar possíveis alterações na comunidade de peixes das áreas de influência da usina, além de medidas de manejo e conservação dessas espécies da fauna aquática, mantendo o equilibro entre a implantação de um grande empreendimento, as comunidades envolvidas e o meio ambiente.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da UHE Teles Pires, João Cabeza, junto com a implantação da usina vieram diversos estudos e monitoramentos sobre a fauna
, a flora, o solo e água em áreas ainda pouco estudadas. “O Rio Teles Pires possui uma diversidade enorme de espécies e nosso objetivo é contribuir com o processo de conhecimento e preservação da região. Os livros estão sendo destinados a estudiosos, pesquisadores, escolas, faculdades, órgãos públicos, entidades e demais partes interessadas para que a população possa ter acesso a essas informações e para que sirva de apoio a outros projetos”, enfatizou o profissional.

A UHE Teles Pires continua com o monitoramento da ictiofauna na região e em breve deverá lançar outros dois livros sobre a fauna e a flora locais.

Livro_Teles Pirs.png




​​