Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​Iberdrola celebra em cinco países seu Dia Internacional do Voluntariado

A Iberdrola, controladora do Grupo Neoenergia, celebra em 7/10 seu tradicional Dia Internacional do Voluntariado, fiel ao seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas nas regiões em que atua. O evento será realizado simultaneamente nos principais países onde o grupo está presente: Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México.

Mais de 1.300 voluntários se uniram a essa iniciativa solidária internacional, dispostas em 60 ações disponibilizadas pela companhia. Essas atividades, que se realizam em colaboração com várias organizações, são principalmente relacionados à diversidade funcional, aos sem-teto, idosos, migrantes, crianças, mulheres prisioneiras ou vítimas de violência de gênero, bancos de alimentos e defesa do meio-ambiente.

O objetivo da jornada é promover o compromisso dos profissionais com a sociedade, aproximar a realidade dos beneficiários para sensibilizar os cidadãos e mostrar o espírito de solidariedade dos colaboradores do grupo em todo o mundo, através da participação em projetos sociais alinhados com os valores da Iberdrola.

Na Espanha, os funcionários da empresa colaborarão em diversas atividades de lazer inclusivo, esportes adaptados e sensibilização, oficinas de culinária, pintura e floroterapia, reabilitação de espaços e atividades ambientais, além de ajudar em refeitórios comunitários ou alegrar o dia para idosos e prisioneiros, compartilhando com eles diferentes dinâmicas.

As ações serão realizadas em 12 comunidades autônomas: Comunidade de Madri, País Basco, Castilla-La Mancha, Catalunha, Comunidade Valenciana, Galiza, Castela e Leão, Murcia, Navarra, La Rioja, Andaluzia e Extremadura.

Os funcionários nos Estados Unidos poderão escolher entre 16 atividades relacionadas à juventude, bancos de alimentos e meio ambiente. Poderão, entre outras oportunidades, ajudar no reparo de instalações para crianças e jovens e ajudar conservação de espaços verdes para uso público.

No Reino Unido, os profissionais da filial da ScottishPower estarão envolvidos em atividades relacionadas à juventude, ao meio ambiente e ao esporte, como suporte para cuidados de caridade, áreas verdes e áreas de lazer para pessoas com deficiência, jovens em risco de exclusão e sem-teto.

No Brasil, este ano se concentrará em atividades relacionadas a crianças. Os voluntários irão para diferentes entidades sociais para construir brinquedos com materiais reciclados e participar de oficinas de leitura a pessoas com dificuldades para ler. As atividades se concentrarão em Campinas (SP) com a participação de voluntários da Elektro, empresa do Grupo Neoenergia.

No México, as atividades vão desde o reflorestamento, a renovação de instalações com luminárias LED, o acompanhamento de migrantes e a melhoria de instalações em abrigos para menores de idade.

Mais de 8.000 oportunidades de voluntariado corporativo

O Dia Internacional do Voluntariado também permite que a Iberdrola divulgue seu programa de Voluntariado Corporativo, que vem desenvolvendo desde 2006 e que está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O programa concentra seus esforços na consecução dos objetivos de números 7 (energia acessível e não poluente), 13 (ação para o clima), 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade) e 10 (redução de desigualdades).

Somente em 2016, as 8.175 atividades oferecidas em todo o mundo através do portal de voluntariado trilíngue da Iberdrola beneficiaram mais de 1 milhão de pessoas, direta e indiretamente.

No ano passado, a Iberdrola recebeu uma Menção Especial do Rei da Espanha, Felipe VI, por ocasião da celebração da primeira década do seu programa de Voluntariado: “A existência e a criação deste programa são, sem dúvida, um sucesso e uma manifestação de responsabilidade social mais efetiva e tangível”, disse o monarca em sua visita à sede da empresa.

Durante 2015, a Iberdrola também recebeu das mãos da Cooperação Internacional o reconhecimento da Companhia de Solidariedade do ano. Anteriormente, a Citizen Awards Association e o Citizen Debate Forum concederam o "Reconhecimento de Solidariedade" à empresa por seu compromisso com grupos desfavorecidos e o impacto positivo sobre os cidadãos de suas ações voluntárias, tanto a nível local como internacional.