- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores

Solange Ribeiro é a primeira mulher a presidir o Conselho de Administração do ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou nesta quarta-feira (10/5), a 11ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Na ocasião, a vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, Solange Ribeiro, foi eleita para ocupar a presidência do Conselho de Administração do Operador no período 2023-2024. Ela é a primeira mulher a ocupar o principal posto do Conselho do ONS, que em breve fará 25 anos de existência.
Para a vice-presidência, o escolhido foi Ramon Sade Haddad, que também é vice-presidente na State Grid Brazil Holding. Os dois executivos foram eleitos em votação unânime e têm mandatos de um ano de duração, podendo ser reconduzidos.
Solange Ribeiro, que até então era vice-presidente do Conselho de Administração do ONS, é engenheira eletricista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem mestrado pela PUC-Rio e é uma das representantes da categoria Consumo no Conselho de Administração do Operador. A executiva também é vice-presidente do Conselho do Pacto Global das Nações Unidas. Entre 2012 e 2017, foi presidente da Neoenergia, companhia na qual ingressou em 2004. É titular do Conselho de Administração de diversas empresas do Grupo Neoenergia. Detém profundo conhecimento do setor elétrico e tem atuado ativamente em prol de uma agenda mais sustentável e inclusiva, que visa acelerar a ambição climática por meio da transição energética.
Ramon Sade Haddad é um dos representantes da categoria Transporte no Conselho de Administração do ONS. Atualmente, é vice-presidente da State Grid Brazil Holding, onde trabalha desde 2011. Na sua trajetória, atuou por 17 anos na CEMIG e assumiu diversos cargos de alta gerência de concessionárias de Transmissão de Energia Elétrica, tendo se tornado Chief Executive Officer (CEO) de algumas. Em paralelo, também é diretor-presidente e membro do Conselho de Administração de 18 concessionárias de transmissão de energia elétrica. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência pela PUC-MG e em Gerenciamento de Projetos com metodologia PMI.
O Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico é composto por 34 conselheiros, titulares e suplentes, indicados pelas categorias Produção (10), Transporte (8) e Consumo (10), além de dois representantes do Ministério de Minas e Energia - MME, dois representantes indicados pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética - EPE e dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Conselho de Administração do ONS.
Notícias relacionadas
2025-05-08
Instituto Neoenergia apoia chamada pública inédita de projetos culturais no Recôncavo da Bahia
2025-05-07
GPTW 2025: Neoenergia está entre as melhores empresas para trabalhar do Brasil
2025-05-06
Neoenergia conquista segunda posição no ranking geral do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 2024/2025
2025-04-29
Neoenergia alcança EBITDA de R$ 3,7 bilhões no 1T25 com alta de 6% em relação ao 1T24
2025-04-25