Instituto Neoenergia reforça propósito de fomento ao desenvolvimento sustentável

Instituto Neoenergia reforça propósito de fomento ao desenvolvimento sustentável
Em seis anos de atuação, projetos impactam positivamente as comunidades em diversas regiões do País
Instituto tem o compromisso de conectar pessoas, fortalecendo as redes da sociedade civil e contribuindo para redução da desigualdade social.
O Instituto Neoenergia atua, por meio da realização de projetos e ações, para contribuir com a criação de uma sociedade melhor, mais consciente e sustentável. Com foco no propósito de conectar pessoas, fortalecer as redes da sociedade civil e contribuir para a redução da desigualdade social, está presente desde 2015, impactando positivamente as comunidades nos estados brasileiros onde a Neoenergia está presente.
As iniciativas buscam a construção da criação do valor social de forma sustentável para as pessoas mais vulneráveis e para o meio ambiente, tendo como referência os princípios éticos, a boa governança, a transparência, a qualidade, a inovação, o cuidado com o meio ambiente, a igualdade de oportunidades e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030 da ONU.
“Almejamos uma sociedade sustentável, justa e de oportunidades iguais a todas as pessoas. Por isso, nossos valores e propósitos estão presentes em cada uma de nossas ações e projetos e nos pautam para os planos de ação futuros”, ressalta Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
O trabalho do Instituto está alinhado aos cinco pilares que norteiam a atuação dos projetos desenvolvidos. São eles: Formação e Pesquisa, no qual a educação é vista como a principal ferramenta para a inclusão social e redução das desigualdades. Entre as iniciativas destacadas está o Balcão de Ideias e Práticas Educativas, realizado com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), que investe em capacitações de professores e gestores escolares.
Também o pilar Biodiversidade e Mudanças Climáticas, que acredita na proteção do meio ambiente e na melhora da biodiversidade, contribuindo ativamente na luta contra as mudanças climáticas e na recuperação de biomas e espécies em ameaça de extinção. Um exemplo de projeto desempenhado é o Coralizar, em parceria com WWF-Brasil, Instituto Nautilus, Biofábrica de Corais, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco, que pesquisa, protege e restaura recifes de corais da costa nordeste brasileira, além do replantio de cerca de 1400 mudas de corais em Porto de Galinhas (PE).
No terceiro pilar, reconhecemos a Arte e Cultura como ferramentas importantes à inclusão social e à redução das desigualdades, para o desenvolvimento sustentável. Valorizamos patrimônios históricos e artísticos pelo Programa de Iluminação Cultural e o Resgatando a História . Apoiamos projetos próprios como a Caravana Energia que Transforma, o OCA e o Prêmio Inspirar , ou por meio de editais regionais, pelo Transformando Energia em Cultura, para a promoção da rica diversidade local e brasileira, especialmente nas regiões onde a Neoenergia está presente.
O pilar de Ação Social, por sua vez, impulsiona o desenvolvimento humano e a inclusão social de pessoas e grupos vulneráveis ao considerar suas demandas e necessidades, melhorando a qualidade de vida dessas comunidades. Entre as iniciativas, está o Programa de Aceleração Social Impactô, realizado desde 2019 em parceria com o Instituto Ekloos, com o foco no fortalecimento de organizações da sociedade civil e negócios de impacto, selecionadas via edital para receberem capacitações e mentorias nas áreas de gestão estratégica, negócios e inovação.
Por último, no pilar de Colaboração Institucional, o Instituto Neoenergia conecta parceiros, estimula o fortalecimento de redes e desenvolve iniciativas em prol da sociedade em geral e que gerem impacto positivo para o desenvolvimento sustentável. Em 2020, foram investidos cerca de R$ 9,6 milhões em ações e mais de 540 mil pessoas beneficiadas pelos projetos, além de 24 espécies, presentes nos sete estados contemplados.
Notícias relacionadas
2023-09-21
Vale Luz recolhe 2,2 toneladas de resíduos recicláveis e gera descontos em contas de luz no Distrito Federal
2023-09-20
Abandono de animais próximos às Subestações Elétricas amplia riscos de acidentes, aponta Neoenergia
2023-09-19
Mais de 11 mil irrigantes e aquicultores em cinco estados podem perder benefício de até 73% de desconto na conta de energia
2023-09-18
Instituto Neoenergia conta histórias de vida inspiradoras em projeto editorial multimídia
2023-09-15