instituto-neoenergia-6-anos

Instituto Neoenergia reforça propósito de fomento ao desenvolvimento sustentável

20/08/2021
20/08/21

​​​​
 

Em seis anos de atuação, projetos impactam positivamente as comunidades em diversas regiões do País

 

 

 

 
 

 

Instituto tem o compromisso de conectar pessoas, fortalecendo as redes da sociedade civil e contribuindo para redução da desigualdade social.

  

O Instituto Neoenergia atua, por meio da realização de projetos e ações, para contribuir com a criação de uma sociedade melhor, mais consciente e sustentável. Com foco no propósito de conectar pessoas, fortalecer as redes da sociedade civil e contribuir para a redução da desigualdade social, está presente desde 2015, impactando positivamente as comunidades nos estados brasileiros onde a Neoenergia está presente. 

As iniciativas buscam a construção da criação do valor social de forma sustentável para as pessoas mais vulneráveis e para o meio ambiente, tendo como referência os princípios éticos, a boa governança, a transparência, a qualidade, a inovação, o cuidado com o meio ambiente, a igualdade de oportunidades e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030 da ONU. 

“Almejamos uma sociedade sustentável, justa e de oportunidades iguais a todas as pessoas. Por isso, nossos valores e propósitos estão presentes em cada uma de nossas ações e projetos e nos pautam para os planos de ação futuros”, ressalta Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia. 

O trabalho do Instituto está alinhado aos cinco pilares que norteiam a atuação dos projetos desenvolvidos. São eles: Formação e Pesquisa, no qual a educação é vista como a principal ferramenta para a inclusão social e redução das desigualdades. Entre as iniciativas destacadas está o Balcão de Ideias e Práticas Educativas, realizado com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), que investe em capacitações de professores e gestores escolares. 

Também o pilar Biodiversidade e Mudanças Climáticas, que acredita na proteção do meio ambiente e na melhora da biodiversidade, contribuindo ativamente na luta contra as mudanças climáticas e na recuperação de biomas e espécies em ameaça de extinção. Um exemplo de projeto desempenhado é o Coralizar, em parceria com WWF-Brasil, Instituto Nautilus, Biofábrica de Corais, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco, que pesquisa, protege e restaura recifes de corais da costa nordeste brasileira, além do replantio de cerca de 1400 mudas de corais em Porto de Galinhas (PE). 

No terceiro pilar, reconhecemos a Arte e Cultura como ferramentas importantes à inclusão social e à redução das desigualdades, para o desenvolvimento sustentável. Valorizamos patrimônios históricos e artísticos pelo Programa de Iluminação Cultural e o Resgatando a História . Apoiamos projetos próprios como a Caravana Energia que Transforma, o OCA e o Prêmio Inspirar , ou por meio de editais regionais, pelo Transformando Energia em Cultura, para a promoção da rica diversidade local e brasileira,  especialmente nas regiões onde a Neoenergia está presente. 

O pilar de Ação Social, por sua vez, impulsiona o desenvolvimento humano e a inclusão social de pessoas e grupos vulneráveis ao considerar suas demandas e necessidades, melhorando a qualidade de vida dessas comunidades. Entre as iniciativas, está o Programa de Aceleração Social Impactô, realizado desde 2019 em parceria com o Instituto Ekloos, com o foco no fortalecimento de organizações da sociedade civil e negócios de impacto, selecionadas via edital para receberem capacitações e mentorias nas áreas de gestão estratégica, negócios e inovação. 

Por último, no pilar de Colaboração Institucional, o Instituto Neoenergia conecta parceiros, estimula o fortalecimento de redes e desenvolve iniciativas em prol da sociedade em geral e que gerem impacto positivo para o desenvolvimento sustentável. Em 2020, foram investidos cerca de R$ 9,6 milhões em ações e mais de 540 mil pessoas beneficiadas pelos projetos, além de 24 espécies, presentes nos sete estados contemplados. ​

 


 
 

Notícias relacionadas