- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores

Equipamento portátil que avalia a integridade do medidor de energia de forma precisa é desenvolvido pela Neoenergia
Inovação permite que a aferição seja feita sem interromper o fornecimento de energia do cliente, uma ação pioneira no setor elétrico brasileiro
A integridade no fornecimento de energia inclui uma estrutura de qualidade e reconhecimento das necessidades do consumidor. Diante disso, a Neoenergia tem investido no desenvolvimento de um equipamento portátil que permite aferir a qualidade e integridade do medidor em campo sem que seja necessário interromper o fornecimento de energia na unidade consumidora. Além dos casos em que a aferição do medidor é solicitada pelo cliente, por considerar que existe uma divergência de leitura no consumo mensal de eletricidade, a distribuidora pode realizar a aferição por conta própria dentro do programa de inspeção anual, dedicado ao combate do desvio de energia.
A ação é inédita no Brasil pois, até então, a distribuidora interrompia o fornecimento para fazer a verificação metrológica sem carga. O projeto faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e está na fase final de desenvolvimento, com previsão de conclusão ainda em 2021.
“A aferição do medidor é necessária sempre que há uma demanda por parte do cliente em relação à medição feita na sua residência. Por obrigação regulatória, a distribuidora necessita ir até à unidade verificar as condições do medidor e, com essa inovação da Neoenergia, é melhorado o relacionamento com o consumidor”, explica o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Antonio Brito. Isso acontece principalmente porque o equipamento em desenvolvimento leva para campo a tecnologia com precisão metrológica só comparável aos existentes em laboratório. Com isso, o aferidor avalia com exatidão as condições do medidor, proporcionando maior credibilidade ao processo.
A norma que regulamenta o processo de aferição determina que os ensaios de precisão do medidor devem ser realizados em patamares de corrente pré-definidos. Essas condições, que somente eram atendidas nos ensaios em laboratório, estão implementadas nesse aferidor. “Dessa forma, se no momento da aferição a corrente do cliente é de 5 amperes, por exemplo, e é necessária fazer uma aferição no patamar de 15 amperes, o aferidor da Neoenergia injeta corrente que faz a compensação de carga para o patamar desejado. Essa característica possibilita realizar todos os testes determinados pela regulamentação, produzindo respostas mais conclusivas para a avaliação, inclusive, com a impressão do laudo na mesma hora para o cliente”, afirma o gerente do projeto da Neoenergia, André Araújo.
Atualmente, quando a avaliação em campo não é conclusiva, o medidor é retirado, substituído por um novo, e levado para avaliação em laboratório. Com esse aferidor, evita-se a necessidade de retrabalho em laboratório, trazendo mais eficiência ao processo. Nesse contexto, o equipamento é recomendado, especialmente, para ser utilizado em situações de difícil diagnóstico ou para clientes de maior consumo, oferecendo um maior respaldo nos resultados. Aliado a isso, ele é integrado a um sistema operado por tablet, no qual é realizada toda a gestão do processo de aferição. Ao final do projeto, serão disponibilizados 30 equipamentos de aferição de medidor para uso nas distribuidoras da Neoenergia.
Notícias relacionadas
2025-04-29
Neoenergia alcança EBITDA de R$ 3,7 bilhões no 1T25 com alta de 6% em relação ao 1T24
2025-04-25
Ilumina Social: Instituto Neoenergia lança pela primeira vez edital com foco em saúde e bem-estar
2025-04-22
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
2025-04-15
Nova campanha da Neoenergia celebra a potência feminina no esporte e reforça apoio às atletas embaixadoras da marca
2025-04-15