Cosern está entre as finalistas do Prêmio IASC (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor) nas categorias Nordeste e Brasil

31/01/2019
31/01/19

Distribuidora do Grupo Neoenergia no Rio Grande do Norte, a Cosern está na lista de finalistas do Prêmio IASC 2018, divulgada na última segunda-feira (28/1) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Prêmio IASC (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor) reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas com base na percepção do consumidor residencial sob critério de pesquisa de opinião realizada em todo Brasil. 


 

A Cosern é finalista na categoria Brasil como melhor empresa com mais de 400 mil consumidores, e concorre com a Copel (Paraná) e a RGE (Rio Grande do Sul). Já na categoria Nordeste, a Cosern disputa com a Sulgipe (Sergipe) e a Energisa Borborema (Campina Grande). Na última edição do Prêmio IASC, realizada em fevereiro de 2018, a distribuidora ficou em 3º lugar no Nordeste e em 10º no Brasil. A concessionária potiguar atingiu nota final de 66,25, ficando acima da média do Nordeste (61,08) e da média do Brasil (62,28). 

 

Para classificar as melhores empresas que vão concorrer ao prêmio, a Aneel formula uma pesquisa baseada no critério de valor percebido pelo consumidor em relação ao custo, ou seja, valor que ele paga, e o beneficio que ele recebe. Assim, fazendo um compilado das empresas ganhadoras, a agência monta uma lista com todas concessionárias mais bem avaliadas. Segundo a pesquisa, a Cosern possui, hoje, a tarifa mais barata de todo o Nordeste (R$ 0,48081 por kWh) e a 2ª mais barata do Brasil. 

 

Com base na pesquisa de perguntas, a Aneel também avalia a qualidade de serviço percebida pelo consumidor. A energia distribuída pela Cosern, por exemplo, ao logo de todo ano de 2018, esteve disponível durante 99,87% do tempo, em favor do consumidor potiguar. 

 

O diretor-presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, acredita que o reconhecimento do consumidor e a boa prestação de serviço são fatores essenciais para qualquer empresa. “É uma honra para nós já estarmos entre as três melhores do Nordeste e isso só aumenta a nossa responsabilidade junto aos potiguares", afirma Ciarlini. 

 

A pesquisa foi realizada pela empresa Praxian Business & Marketing Specialists, no período de 17 de setembro a 14 de dezembro de 2018. Foram entrevistados 23.446 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 608 municípios atendidos pelas 92 distribuidoras, sendo 54 concessionárias e 38 permissionárias. 


 

A cerimonia para entrega do Prêmio IASC 2018 está prevista para o dia 25 de fevereiro, às 16h, na sede da Aneel, em Brasília. Na premiação, serão entregues troféus, certificados e um selo às vencedoras, que poderão utilizar a marca no material de divulgação de cada empresa. 

 

ENTENDA O ÍNDICE DA ANEEL

Divulgado anualmente pela Aneel desde 2000, o IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua.

Desde abril de 2017, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do IASC faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

 

Notícias relacionadas