Microlearning: como a comunicação interna da Neoenergia engaja equipes e reduz os impactos do excesso de informação

Com mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Fabio Folchetti, explica a metodologia que tem sido uma importante ferramenta de comunicação e integração entre as equipes dentro da empresa.

O diretor de Pessoas e Organização da Neoenergia atua em parceria com as lideranças para implementar estratégias de RH impactantes e promover equipes de alto desempenho, alinhando a cultura organizacional aos objetivos do negócio.

Como o microlearning ajuda a transmitir mensagens importantes da empresa de forma contínua e sem sobrecarregar os colaboradores?

Na Neoenergia, o microlearning tem sido uma ferramenta estratégica para manter a comunicação com o nosso time fluida e eficaz. Utilizamos vídeos curtos, infográficos interativos e pílulas digitais, e com isso conseguimos integrar mensagens-chave da empresa no dia a dia dos colaboradores, sem exigir longos períodos de dedicação. Essa abordagem permite que temas como cultura organizacional, saúde e segurança, compliance e experiência do cliente sejam reforçados de forma leve e contínua.

 
Como conteúdos curtos e objetivos podem tornar a comunicação mais clara, reduzir a fadiga cognitiva e aumentar a retenção das mensagens-chave?

Vivemos num cenário onde a atenção do colaborador é disputada não somente pelas informações que circulam dentro da empresa, mas também por todas as informações que vem de fora, como as redes sociais por exemplo. Diante disso, o microlearning se destaca por sua objetividade e foco. Ao entregar conteúdos em formatos como vídeos de até 3 minutos, quizzes e infográficos interativos, conseguimos captar a atenção dos colaboradores e facilitar a assimilação das mensagens. Nossas avaliações de treinamentos têm mostrado que a leveza e dinamismo desse formato aumentam significativamente o engajamento e a retenção do conteúdo pelos colaboradores.
 

Quais formatos de microlearning têm se mostrado mais eficazes para engajar diferentes perfis de colaboradores?
Os formatos mais eficazes incluem vídeos motion e whiteboard de até 3 minutos, como os que utilizamos para abordar temas de saúde, segurança e cultura organizacional; infográficos interativos, que permitem navegação personalizada e reforço visual de conceitos-chave; learning maps com até 100 telas, aplicados em temas complexos como ESG e regulação; além de podcasts e videocasts, que nos permitem trabalhar temas diversos de forma leve e acessível. Estamos sempre buscando novos formatos para captar atenção e promover retenção das informações por nossos colaboradores.

De que forma o microlearning pode reforçar valores, práticas e cultura organizacional?

O microlearning tem sido essencial para disseminar os pilares da cultura Neoenergia — Humanização, Atitude de dono, Resolução e Agilidade. Através de ações como o programa de influenciadores e os conteúdos do projeto Jornada de Capacidades Estratégicas, conseguimos engajar colaboradores em práticas que refletem diretamente os valores da empresa.
Além disso, o uso de microlearning em treinamentos de onboarding e diversidade, como em Programa de Letramento em Diversidade & Inclusão, reforça comportamentos esperados e estimula a aprendizagem contínua.
 

Quais indicadores e métricas podem mostrar o impacto do microlearning na comunicação interna

Utilizamos indicadores como: Quantitativo de conteúdos produzidos e acessados; Taxa de adesão e participação em lives; Avaliação de reação dos treinamentos; e Percentual de engajamento em campanhas internas. Essas métricas variam e demonstram não apenas o alcance, mas principalmente a efetividade da estratégia.
 

O microlearning deve ser visto como complemento ou protagonista nos próximos anos?


Aqui na Neoenergia, o microlearning já é protagonista em diversas frentes de aprendizagem e comunicação.
A aceleração digital e a demanda por profissionais mais ágeis e autônomos tornam essa abordagem indispensável. O microlearning é parte central da nossa estratégia de desenvolvimento, permitindo personalização e agilidade na promoção do conhecimento.