- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores
Projeto Viveirismo Comunitário

O Projeto Viveirismo Comunitário – Semeando no Sertão da Paraíba se trata de uma iniciativa voluntária da Neoenergia, que opera o Complexo Renovável na região, composto por Parques Eólicos e Usinas Fotovoltaicas. Este projeto está em execução na Comunidade de Latadinha, em São José do Sabugi – PB e segue até julho de 2026, reunindo práticas de manejo sustentável, capacitação técnica e participação ativa dos moradores. O viveiro comunitário é voltado à produção de mudas nativas e frutíferas, com foco na recuperação ambiental, geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar.
O viveiro foi estruturado para produzir milhares de mudas nativas e frutíferas por ano. O espaço conta com sistema de irrigação eficiente, área de sombreamento e local destinado à rustificação e ao aproveitamento de resíduos orgânicos. Além disso, está em construção uma cisterna do tipo calçadão, tecnologia social que permitirá captar e armazenar água da chuva, garantindo o abastecimento mesmo durante longos períodos de estiagem.
A ação envolve diretamente cerca de 35 famílias – aproximadamente 100 pessoas – e combina produção sustentável com geração de renda. Até 2026, os moradores participarão de cursos de qualificação, formações em empreendedorismo e gestão de pequenos negócios, abrindo novas perspectivas para a agricultura familiar na região.



Segundo o presidente da associação comunitária, José de Tião, o projeto tem representado mais do que aprendizado técnico. “Participar da implantação do viveiro comunitário tem sido uma experiência muito importante para toda a comunidade. Além de aprendermos técnicas para produzir mudas de qualidade, estamos construindo esperança para o futuro”, afirma.
A escolha da Comunidade Latadinha se deu pela vocação agrícola e pela necessidade de ampliar a oferta de mudas de qualidade para agricultores familiares e ações de reflorestamento no Sertão da Paraíba. A expectativa é que o viveiro se torne uma referência em produção sustentável de mudas e desenvolvimento comunitário.
A iniciativa tem o financiamento da Neoenergia, conta com apoio técnico da Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) e parcerias com prefeituras e associações locais, consolidando-se como referência em práticas sustentáveis e desenvolvimento comunitário.
