PT language
  • EN
  • ES
Pessoas dando as mãos para representar o Programa de Voluntariado da Neoenergia

Voluntariado: uma missão para o bem

28/08/23

Ajudar ao próximo, ser útil a alguém ou a alguma instituição, doar tempo, dinheiro ou trabalho. Ser solidário ou ser voluntário? Não importa se o trabalho é pontual ou com frequência definida. O que importa é fazer o bem. O voluntário, segundo as Nações Unidas “é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos".

Tipos de trabalho voluntário

Existem várias formas de exercer um trabalho voluntário e ajudar as pessoas que mais precisam. Ações voluntárias podem ser realizadas todos os dias e contribuem para um futuro melhor. Conheça as principais áreas de atuação e faça sua parte!

Meio ambiente e animais: Ajude a natureza através de projetos que envolvam a preservação da fauna e flora, protegendo florestas, realizando replantios e resgatando animais em risco.

Educação e cultura: Que tal compartilhar talentos e contribuir para a formação de indivíduos? Repasse conhecimentos sobre música, dança, pintura, matérias escolares, entre outros.

Esporte: Práticas esportivas podem mudar vidas e trilhar novos caminhos. Busque projetos focados na prática de atividades físicas, como futebol, vôlei, basquete etc.

Idosos: Conversas, músicas e jogos transformam o dia de pessoas mais velhas que se sentem solitárias. Oferecer atenção e carinho pode fazer a diferença na vida deles.

Vulnerabilidade social: É possível contribuir para a redução de grupos em situação vulnerável através de pequenos gestos, como a distribuição de alimentos e agasalhos.

Qualquer pessoa pode se candidatar a ser um voluntário. Não existe pré-requisito, basta escolher uma área de atuação que seja mais interessante para quem quer se doar, participar de algum grupo na empresa onde trabalha ou comunidade que mora. As atividades podem acontecer em creches, asilos, hospitais, penitenciárias, ONGs ou mesmo nas ruas. O campo de atuação pode ser social, na área de saúde, cultural, educacional, ambiental, entre outros.  

Como se candidatar a um trabalho voluntário?

O primeiro passo é identificar uma causa que represente os valores em que a pessoa acredita. A partir daí, deve-se buscar uma organização, setor ou comunidade onde possa atuar na atividade. Em muitos casos, a contribuição poderá ser oferecida à distância.

O trabalho voluntário traz benefícios para quem recebe e para quem doa. Além disso, o voluntariado pode ajudar a conseguir vagas de emprego, já que as atividades realizadas podem desenvolver competências consideradas importantes nas entrevistas de emprego, como cidadania, relacionamento, contatos importantes, descoberta de novas habilidades e contribuir para fazer a pessoa se sentir mais útil e ampliar o desenvolvimento pessoal. Então, é recomendado que as atividades voluntárias sejam colocadas nos currículos. A experiência proporcionada pelo engajamento em atividades beneficentes é interessante não apenas para jovens em início de carreira, mas também para profissionais que estão migrando de área, aqueles que já passaram pelo mercado ou se encontram desempregados. 

Doações para ONGs

Muitas pessoas gostariam de desenvolver trabalhos voluntários, mas não conseguem por diversos motivos de ordem pessoal ou profissional. A falta de tempo disponível para a atividade pode ser compensada por meio de doações às ONGs, que atuam no voluntariado. E o melhor de tudo é que isso pode ser feito sem que pese no bolso do benfeitor. 

De acordo com a Receita Federal, quando o contribuinte faz a sua Declaração Anual de Imposto de Renda, poderá decidir onde será aplicada parte do valor pago. Isso não acarreta aumento do imposto e nem diminuirá a restituição. O mecanismo permite que parte do imposto devido seja destinado diretamente para os Fundos Sociais escolhidos pelo contribuinte, em vez de ser encaminhado ao Tesouro Nacional. O cidadão pode destinar até 6% do seu valor estimado ao longo do ano, ou, se preferir, de janeiro até abril de cada ano, limitado a 3% do seu valor devido ou a restituir.

No programa da Receita, ao preencher a declaração, o contribuinte deverá procurar a seção Fichas da Declaração e em seguida a opção Doações Diretamente na Declaração. Em seguida, basta clicar em Novo para incluir uma doação e, na próxima tela, é possível conferir o valor calculado para a doação e o valor de restituição (ou imposto devido) antes da inclusão da doação. Depois, basta informar o CNPJ da ONG escolhida e fazer a doação.

Voluntariado na Neoenergia

Desde 2020, a Neoenergia organiza Semana Internacional do Voluntariado, uma iniciativa global do Grupo Iberdrola, seu acionista e controlador. Durante uma semana, são promovidas atividades para estimular o engajamento dos colaboradores. As ações acontecem nos cinco dos países onde o grupo atua: Brasil (Neoenergia), Espanha (Iberdrola), Estados Unidos (Avangrid), México (Iberdrola México) e Reino Unido (Scottish Power).  

O melhor é que não é apenas na Semana Internacional do Voluntariado que os colaboradores podem participar de ações beneficentes. O Programa de Voluntariado é permanente e oferece oportunidades através de uma plataforma online própria. Além disso, a Neoenergia também tem um espaço virtual, em parceria com o Transforma Brasil, com vagas oferecidas diretamente pelas ONGs. A plataforma oferece oportunidades em instituições brasileiras facilitando o engajamento. 

A Neoenergia relaciona os trabalhos voluntários a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pelas Nações Unidas, que são os mesmos compromissos adotados pela companhia. A missão da empresa está relacionada aos ODS 7 (energia limpa e acessível) e 13 (ação contra a mudança global do clima). Além desses, as oportunidades oferecidas fazem parte dos ODS 4 (educação de qualidade), 5 (igualdade de gênero) e 10 (redução das desigualdades).

Notícias relacionadas