PT language
  • EN
  • ES
Imagem aérea do Rio Amazonas" height="305

Amazônia: o maior bioma do mundo no coração do Brasil

30/01/23

​​            Imagem aérea do Rio Amazonas

A Amazônia é uma região que compreende um conjunto de ecossistemas, envolvendo a bacia hidrográfica do Rio Amazonas e a Floresta Amazônica, sendo a área de maior biodiversidade do planeta e o maior bioma do Brasil. A maior parte do bioma está localizada na região norte do Brasil e também está presente em países vizinhos.

Nos últimos anos, o bioma se tornou centro do debate político, atraindo olhares de governos do mundo inteiro preocupados com o avanço do desmatamento e a necessidade de preservação da biodiversidade da região.

Localização e Clima

A Amazônia ocupa, aproximadamente, 49,29% do território brasileiro, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, numa área total de 4.196.943 milhões de km2, segundo o IBGE. O bioma ultrapassa fronteiras e também está presente na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. No total, o bioma apresenta cerca de 6,9 milhões de km2. Na Amazônia, vivem aproximadamente, 33 milhões de habitantes, sendo 1,6 milhão de indígenas.

O clima que predomina no bioma é o equatorial úmido. Deste modo, a área convive com períodos longos de chuva, com índices pluviométricos que variam entre 1.500 mm e 3.600 mm por ano. A umidade do ar chega a 80%, e as temperaturas ficam entre 22ºC e 28ºC, em média.

Fauna e flora da Amazônia

A vegetação da Amazônia é formada por uma floresta densa e pela presença de árvores de grande porte. O bioma possui cerca de 3.650.000 km² de florestas contínuas, com mais de 14 mil espécies de plantas. São três tipos distintos de mata. Há a mata de terra firme, formada por uma vegetação localizada em regiões de altitudes mais elevadas, onde não há inundações, com árvores de grande porte, como castanheira, palmeira e mogno.

A mata de igapó tem vegetação localizada em terrenos de menores altitudes, estando esses inundados praticamente por todo o tempo. Há presença de vegetação baixa, como musgos e arbustos. Nessas matas, é possível encontrar a vitória-régia, planta aquática, símbolo do bioma Amazônia.


 

            Foto de vitória-régia

As matas de várzea são formadas por uma vegetação localizada em regiões de altitudes intermediárias e que são inundadas em uma determinada época do ano. As áreas mais altas permanecem inundadas por menos tempo. Já as áreas menos elevadas permanecem inundadas por um tempo maior. As espécies encontradas nessas áreas são semelhantes às encontradas nas matas de igapó, apresentando, também, árvores de até 40 metros de altura.

Em relação à fauna, há uma enorme diversidade, com mais de 30 milhões de espécies animais, sendo que sua composição ainda não é totalmente conhecida. A fauna da Amazônia é composta especialmente por aves, roedores, répteis, insetos e anfíbios. Tucanos, araras, papagaios, macacos, onças, jacarés e peixes-boi são símbolos desse bioma.
 

Titulo do Slider

  • Amazônia - Tucano

    Amazônia - Tucano

  • Amazônia - Jacaré

    Amazônia - Jacaré

  • Amazônia - Macaco

    Amazônia - Macaco

  • Amazônia - Tucano

    Amazônia - Tucano

  • Amazônia - Jacaré

    Amazônia - Jacaré

 
 

 
 

Hidrografia da Amazônia

O bioma abriga a Bacia Amazônica, considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, com mais de 7 milhões de km2. O principal rio é o Rio Amazonas, que possui mais de 1.100 afluentes.

Entre os principais rios da região estão o Negro, Solimões, Tapajós e Madeira.​


 

Preservação

Nos últimos anos, houve um aumento no desmatamento na Amazônia. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC), o bioma amazônia pode sofrer perdas irreversíveis devido ao desmatamento. O qual, segundo os pesquisadores, já chegou a 17% nos últimos 50 anos, sendo que o limite seria 20%, para que não houvesse consequências irreversíveis para o clima e o ciclo hidrológico.

Líderes mundiais se mostraram preocupados com o desmatamento na Amazônia e o tema foi amplamente debatido durante a realização da CO​​P 27, no Egito. No evento, houve a participação de integrantes da iniciativa de preservação em diversos painéis e debates sobre os caminhos e o papel estratégico do Brasil na agenda climática, restauração florestal, financiamento climático e o papel dos líderes mundiais no combate da crise do clima.
 



 

Notícias relacionadas