Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Neoenergia conquista 6º Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade ​


Com o projeto “Tecnologias Sustentáveis para Fernando de Noronha”, a Neoenergia ficou com o troféu “Grandes Empresas” na edição 2018 do Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade, que reconhece ações empresariais nos campos social, ambiental e de governança. Solange Ribeiro, diretora-presidente adjunta, recebeu o troféu em nome da Neoenergia das mãos do cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Ángel Vásquez Días de Tuesta, em cerimônia realizada na sede da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, nesta quarta-feira (05/12), em São Paulo.


Elaborado com o apoio dos programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Neoenergia, regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto contempla um conjunto de ações para ampliar a sustentabilidade energética da Ilha de Fernando de Noronha, com investimentos da ordem de R$ 50 milhões. Essas ações fazem hoje de Fernando de Noronha um laboratório de inovação para a Neoenergia – uma singular área de preservação ambiental, Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco.

Em seu discurso de agradecimento, Solange destacou o caráter inovador do projeto e lembrou que a Neoenergia vem ampliando ações de modernização da rede com base no conceito das smart grids. “Temos um projeto integrado em Atibaia (SP) que vai nesta mesma linha, avançando na interação com nossos clientes. Esse conceito está alinhado às diretrizes da Neoenergia e do Grupo Iberdrola, que apoia o desenvolvimento sustentável e acredita que a expansão de geração de energia renovável e a eletrificação da economia são importantes alavancas para a redução da emissão de poluentes, a descarbonização e o combate às mudanças climáticas”.

A seleção que apontou a Neoenergia como campeã do Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade contou com a participação de especialistas da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e do Instituto Ethos. Na categoria “Grandes Empresas”, o projeto de Fernando de Noronha foi finalista ao lado de projetos do Banco Santander e da Celeo Redes Brasil. Foram analisados 22 projetos de grandes, médias e pequenas empresas. No segmento de pequenas e médias, a vencedora foi a Health Care.

Entre as iniciativas desenvolvidas na ilha destaca-se o projeto de Redes Elétricas Inteligentes (REI), que levou a tecnologia das smart grids para Noronha, com a implantação de medição avançada, automação de rede, sistema de telecomunicações, micro geração distribuída, iluminação eficiente, veículo elétrico e ecoposto (com energia solar) e criação de um Portal do Consumidor, que disponibiliza informações detalhadas sobre o consumo de energia das unidades consumidoras.

A Neoenergia também investiu na instalação de duas usinas fotovoltaicas de 1MWp, a Usina Solar Noronha I, instalada em 2014 e implantada em terreno pertencente a Aeronáutica, e a Usina Solar Noronha II, instalada em 2015, com a parceria do Governo de Pernambuco, e construída sobre uma placa de captação de água pluvial já existente, evitando qualquer impacto ambiental na construção. As usinas são responsáveis por 10% do consumo de energia de Fernando de Noronha.

Para aumentar a conscientização da população sobre a importância das usinas solares foi criado na ilha um Centro de Visitação, onde turistas e moradores podem fazer um tour de realidade virtual na Usina Solar Noronha II e ter aulas sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), eficiência energética e segurança, entre outros.

O projeto de Fernando de Noronha também inclui a criação de um sistema de armazenamento de energia, que consiste em dois módulos de bateria ligados às usinas solares e à usina termelétrica Tubarão que possibilitará, a partir do fim de 2019, que o excedente de energia não consumido possa ser armazenado para suprir momentos de pico de demanda. O sistema permitirá também a redução na utilização de um dos três geradores operacionais, mitigando os custos ambientais associados às emissões.​ 

premio-camara-espanhola-.jpg               



                      


             




     
Solange Ribeiro, diretora-presidente adjunta, recebeu o troféu em nome da Neoenergia das mãos do cônsul-geral da Espanha, Ángel Vásquez Días de Tuesta
​​​​​​​
​​​