Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
 
                                           
​​Semana do Meio Ambiente 2019

Criada em 27 de maio de 1981, a Semana do Meio Ambiente tem início oficial no dia 1º de junho e segue até o dia 5 do mesmo mês, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – data global de ações em prol do meio ambiente.

A
 cada ano, a ONU (Organizações das Nações Unidas) propõe um tema específico para o Dia Mundial do Meio Ambiente, baseando-se nas preocupações mais urgentes para o planeta. O tema de 2019 é poluição do ar. Segundo dados da ONU Meio Ambiente, em todo o mundo, 92% das pessoas não respiram ar limpo. A poluição do ar também tem um custo para a economia global de 5 trilhões de dólares por ano.

Esse cenário é motivado por um modelo econômico baseado na exploração não-consciente de recursos ambientais, que são utilizados até o seu limite físico. A alternativa sustentável para essa realidade é a implementação de uma economia circular, que visa a preservação do capital natural.

Os princípios da economia circular são:

    • ​Eliminar resíduos e poluição na base da produção;
    • Manter produtos finais e matéria-prima em ciclos de uso;
    • Regenerar sistemas naturais.

O estabelecimento desse modelo ocorre em dois ciclos: o biológico e o técnico. O ciclo biológico está na base do consumo e é responsável por recapacitar as matérias-primas utilizadas nas produções de empresas, proporcionando que elas voltem a se integrar ao meio-ambiente após sua utilização. O ciclo técnico, por sua vez, reserva-se para a restauração dos produtos já utilizados, através da reutilização, reparação e reciclagem.

Essa também uma preocupação do Grupo Iberdrola, do qual fazemos parte. Por aqui, investimos cada vez mais no processo de descarbonização do meio-ambiente e na geração de energia por fontes limpas e renováveis, como a eólica e a hidráulica.
Como apoiadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assumimos o compromisso com a preservação dos ecossistemas e recursos naturais e no combate às Mudanças Climáticas – comportamento que incentivamos dentro e fora das empresas do grupo.

Preservar o meio ambiente e contribuir com um modelo econômico circular é um dever a ser assumido por cada um de nós. Por isso, fique ligado nas nossas redes sociais e conheça, ao longo dessa semana, alguns #hábitosdofuturo que você pode aderir para fazer parte desse movimento!​