PT language
  • EN
  • ES
Rayane Gadelha, eletricista da Neoenergia Cosern

Neoenergia contrata mais de 180 eletricistas mulheres no primeiro semestre de 2023

28/08/23

Formadas pela Escola de Eletricistas, colaboradoras já estão

atuando nas áreas de concessão das distribuidoras

Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2023 

Comprometida em ampliar a participação feminina na sociedade brasileira, a Neoenergia concluiu o primeiro semestre de 2023 com mais 181 eletricistas mulheres contratadas pelas cinco distribuidoras na Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. As novas colaboradoras foram formadas pela Escola de Eletricistas e representam cerca de 85% das 207 alunas que finalizaram o curso nas 26 turmas realizadas no período.

"O curso de formação de eletricistas foi o primeiro passo para uma transformação na minha vida. Minha contratação como eletricista da Neoenergia encheu meu coração de alegria e esperança. Tudo mudou para melhor. Hoje, sou uma mulher independente, que escreve uma nova história, graças ao meu trabalho", afirma Rayane Gadelha, eletricista da Neoenergia Cosern, distribuidora da Neoenergia no Rio Grande do Norte que atende cerca de 1,5 milhão de clientes no estado.

A contratação de mulheres eletricistas vem crescendo a cada ano. Em 2022 foram contratadas 41 eletricistas mulheres, das 66 formadas. Além disso, muitas das 563 eletricistas formadas desde o início da criação da Escola de Eletricistas, em 2017, já começaram a crescer na profissão e a ocupar novas posições dentro da Neoenergia.

“A Escola de Eletricista tem objetivos claros. Além de proporcionar oportunidade de trabalho e renda para mulheres, a iniciativa amplia a inclusão feminina na sociedade. É um compromisso que está alinhado com os valores da companhia para estimular a equidade de gênero. Além disso, a formação profissional assegura a qualificação necessária para a melhor prestação de serviços ao setor", afirma Régia Barbosa, superintendente de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Neoenergia.

Desde a sua criação, a Escola de Eletricistas já formou a 5.692 eletricistas, sendo 4.848 homens (3.679 contratados) e 844 mulheres (563 contratadas). As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no Nordeste e no Distrito Federal; e pelo Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT/ETEC), em São Paulo.

O conteúdo é dividido em duas partes, o teórico e o prático, possibilitando uma formação completa para os alunos. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.

A Neoenergia já conta com 3 mil mulheres em sua força de trabalho, em todas as áreas da empresa. Dessas, mais de 380 ocupam cargos de liderança dentro da corporação.

A iniciativa da Escola de Eletricistas foi pioneira ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão, e é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia, para estimular boas práticas das empresas.

 

Notícias relacionadas