PT language
  • EN
  • ES

Ministros de Estado e Janja Lula da Silva reconhecem projeto da Neoenergia que insere mulheres no setor elétrico

31/05/23

​​   

​Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, com novos eletricistas. Foto: Claudio Kbene 

 

A Escola de Eletricistas da Neoenergia​ recebeu importante reconhecimento na manhã desta quarta-feira (31/5), durante a formatura de novos eletricistas no Distrito Federal (DF). Ao comparecer à cerimônia, a ministra Cida Gonçalves, do Ministério das Mulheres e o Secretário Nacional de Transição e Planejamento Energético, Thiago Barral, representando o ministro Alexandre Silveira, do Ministério de Minas e Energia; e Janja Lula da Silva, socióloga e esposa do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reforçaram a importância dessa iniciativa, em especial, para o empoderamento feminino.

O projeto busca estimular a geração de emprego e renda, além de ampliar a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo para a equidade de gênero em carreira majoritariamente masculina.

A formatura aconteceu no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e estiveram presentes Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre outros executivos.

A Escola de Eletricistas, que oferece formação gratuita de eletricistas para homens e mulheres, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), é pioneiro ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão.

Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, durante sua fala na cerimônia, abordou sobre o reconhecimento dessa iniciativa e reforçou aos formandos a importância de seguir estudando e se capacitando cada vez mais. “Hoje todos vocês saem daqui como eletricistas, capazes de entrar no mercado de trabalho. Mas continuem firmes nessa caminhada". Eduardo também ressaltou a importância dos novos eletricistas para a companhia. “Quando a gente consegue formar e contratar pessoas como vocês, que conseguem fazer a diferença, temos a chance de fazer o grupo Neoenergia ainda mais eficiente", finalizou o executivo.

 

 


 

 

 

Até o momento, a companhia promoveu 13 turmas exclusivas dedicadas a formação de mulheres, que também possuem a oportunidade de se capacitarem em turmas mistas. Além da formação profissional, os novos eletricistas possuem a chance integrar o quadro de colaboradores da Neoenergia. Cerca de 75% dos mais de 5,5 mil eletricistas formados foram contratados pelo grupo onde a empresa está presente no serviço de distribuição de energia. No Distrito Federal, em aproximadamente dois anos de atuação da Neoenergia na capital do país, 348 pessoas foram capacitadas.

Desse total, 239 novos profissionais foram contratados e 117 são mulheres.

“Toda vez que tenho a oportunidade de acompanhar uma formatura da Escola de Eletricistas, saio daqui com a certeza de que estamos no caminho certo", comemorou Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília. “Ver a emoção dos nossos formandos nos motiva para continuarmos esse projeto".

Janja Lula da Silva destacou a importância de ações como a Escola de Eletricistas. “Ver esse projeto da Neoenergia nos enche de orgulho e nos motiva a replicá-lo em todo o país", elogiou Janja. “Parabéns a todos os formandos e deixo aqui uma mensagem muito importante: não desistam nunca de seus sonhos", finalizou a socióloga.     

                                                                        

 

Janja Lula da Silva cumprimenta nova eletricista. Foto: Claudio Kbene

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além da oportunidade de formação e qualificação de mão de obra para o setor elétrico no país, a iniciativa representa a entrada no mercado de trabalho para a população das áreas onde a empresa está presente no serviço de distribuição de energia – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).

A Neoenergia possui aproximadamente 3 mil mulheres em seu quadro de colaboradores, em todas as áreas da empresa. Dessas, mais de 380 ocupam cargos de liderança dentro da corporação. Só na Neoenergia em Brasília, mais de 200 mulheres foram contratadas desde que a distribuidora chegou à capital federal.

​ONS - A força feminina da Neoenergia também se destaca dentro do setor elétrico. No último mês de maio, Solange Ribeiro, vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, foi eleita para ocupar a presidência do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no período 2023-2024. Ela é a primeira mulher a ocupar o principal posto do Conselho do ONS, que em breve fará 25 anos de existência.

Esporte feminino - O olhar para a equidade de gênero e o empoderamento feminino não está restrito à Escola de Eletricistas. O time Neoenergia conta com três embaixadoras: a bicampeã sul-americana sub-23 nos 3.000 metros com obstáculos, Mirelle Leite; a campeã brasileira sub-23 de ciclismo de estrada e de contrarrelógio, Ana Vitória Magalhães, a Tota; e a tricampeã mundial de kitesurfe, Bruna Kajiya. Além de estimular a inclusão da mulher no esporte nacional, o patrocínio reafirma o fortalecimento e a humanização da marca no país.

A Neoenergia também mantém contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para patrocínio das Seleções Brasileiras Femininas de Futebol, tanto a principal quanto as de base, e do Brasileirão Feminino Neoenergia.  

Barra verde com a frase: conheça nossas metas ESG

 

 

Notícias relacionadas