- Products and Solutions

Neoenergia Institute launches its first Memory of activities
O Instituto Neoenergia acaba de lançar sua primeira Memória anual, marcada com a trajetória e os projetos desenvolvidos em 2019, em aliança com as organizações da sociedade civil. As iniciativas, que estão em sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no alcance das metas da Agenda 2030, estão presentes nas regiões onde a Neoenergia atua e promovem a inclusão social nas áreas de educação, esporte, cultura e meio ambiente.
A partir dos pilares de Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, o Instituto Neoenergia foi fundado em 2015, inicialmente chamado de Instituto Iberdrola Brasil e parte da Fundación Iberdrola España no país. Em 2018, recebeu o nome atual e reforçou sua atuação em áreas que promovem a inclusão social e a redução das desigualdades. Segundo CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle, um braço para o crescimento estratégico e sustentável da Neoenergia no país.
“É mais um importante marco para mostrar nossa articulação, engajamento e diálogo com a sociedade civil, que entendemos como prioritário para avançarmos rumo a um crescimento sustentável. O ano de 2019 foi um ano importante na orientação dessa gestão, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao alcance das metas da Agenda 2030. Em seus pilares de atuação, há excelentes projetos que vêm colaborando e transformando comunidades de municípios e estados onde estamos presentes", diz o CEO.
Com cinco ODS prioritários, o Instituto Neoenergia totalizou, em 2019, mais de R$ 4,9 milhões em investimentos sociais no país, por meio de parcerias em cinco estados do país, com ONGs reconhecidas globalmente, como a WWF/Brasil (World Wide Nature) e a SAVE Brasil, braço da Bird Life International, e organizações da sociedade civil nacionais, como o Instituto Ekloos, que atua no fortalecimento e profissionalização do terceiro setor como via principal de inclusão e conexão do tecido social, na busca dessas soluções. Além disso, apresenta os dados de um dos editais de arte e cultura mais importantes do Rio Grande do Norte, realizado em parceria com a Cosern – distribuidora do RN - via Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, que promove ações para levar arte, cultura em ações de capacitação e entretenimento em todo o estado potiguar.
“Queremos conectar pessoas, fortalecer as redes da sociedade civil e contribuir para a redução da desigualdade social, apoiando ações e projetos para o alcance das metas da Agenda 2030. Esse é o legado que queremos deixar no mundo" diz Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia.
SOBRE O INSTITUTO NEOENERIGA
Tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações socioambientais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua, por meio do apoio à sociedade na gestão e promoção dos projetos selecionados, reforçando a marca e o compromisso da empresa com o desenvolvimento da cultura e economias locais.
Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização e apoio de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, que busca alianças para alcançar os ODS.
News
2025-05-09
Neoenergia conquista Prêmio Latam 2025 com projeto Voz do Cliente 360º
2025-05-08
Instituto Neoenergia apoia chamada pública inédita de projetos culturais no Recôncavo da Bahia
2025-05-07
GPTW 2025: Neoenergia está entre as melhores empresas para trabalhar do Brasil
2025-05-06
Neoenergia conquista segunda posição no ranking geral do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 2024/2025
2025-04-29