Estudante de São Bento do Trairi é campeão estadual da Olímpiada Nacional de Eficiência Energética

Estudante de São Bento do Trairi é campeão estadual da Olímpiada Nacional de Eficiência Energética

12/11/25

João Pedro dos Santos, 14 anos, recebeu reconhecimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Brasília (DF)

  

O estudante João Pedro dos Santos, 14 anos, da Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva, de São Bento do Trairi, foi o campeão estadual da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). A Olimpíada é organizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética, coordenado pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, em parceria com a Neoenergia Cosern.

Além de João Pedro, estudante do 9º ano, outros 25 alunos potiguares ganharam medalha de Ouro; 37 ganharam e medalha de Prata; 60 receberam medalha de Bronze e outros 168 obtiveram Menção Honrosa. No total, 291 norte-rio-grandenses premiados, além do professor Francisco Bezerra, do Centro de Educação Rural Prof. José Tito Junior, em Ceará-Mirim, que foi destaque estadual na edição 2025 da ONEE.

“A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética se configura como uma forma de levarmos a temática do consumo consciente de energia às escolas e comunidades em geral. Os estudantes se tornam molas propulsoras para o desenvolvimento de novas ideias que podem mudar o mundo positivamente. Esse é parte do nosso papel como agente de transformação social, promovendo o desenvolvimento sustentável de forma colaborativa”, afirma Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.

Para se sagrar campeão, João Pedro participou de uma prova de conhecimentos e de uma gameficação (jogo de videogame) sobre Eficiência Energética. “Fui incentivado pelo meu professor de Ciências desde o ano passado, quando já tinha recebido uma medalha de Ouro na Olimpíada. Este ano, a minha classificação me permitiu viajar até Brasília, acompanhado da minha mãe e, além da segunda medalha, ganhei um laptop, que vai me ajudar muito daqui para frente quando eu entrar no Ensino Médio”, contou João Pedro.