
Instituto Neoenergia inaugura nova iluminação do Museu Histórico Lauro da Escóssia em Mossoró
O Instituto Neoenergia realiza, na segunda-feira, 24 de novembro de 2025, a inauguração do projeto luminotécnico ecoeficiente do Museu Histórico Lauro da Escóssia em Mossoró (RN), como parte do Programa de Iluminação Cultural. Com o objetivo de valorizar o legado histórico do equipamento cultural, a iniciativa, realizada pelo Instituto Neoenergia em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Mossoró, via Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, a Brasilis Produções Culturais e a Neoluz, visa conservar o patrimônio histórico e estimular o turismo cultural e sustentável.
Inaugurado em 1948, o Museu Histórico Lauro da Escóssia é referência na preservação da história do Rio Grande do Norte, reunindo objetos, documentos e fotografias que narram a trajetória da cidade. Com o apoio do Instituto Neoenergia, a revitalização do espaço e o trabalho educativo que ocorreu ao longo dos últimos meses contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente nas áreas de educação de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis.
A inauguração da nova iluminação do Museu, composto por projetores de LED de alta performance e baixo consumo de energia será acompanhada por uma programação cultural vibrante, repleta de artistas locais e está marcada para às 16h.
Sobre o Programa de Iluminação Cultural
O Programa de Iluminação Cultural, iniciado em 2015, tem como objetivo contribuir com a conservação e preservação de edificações emblemáticas do país, valorizando seu legado histórico, apoiando o desenvolvimento socioeconômico e fortalecendo o turismo sustentável.
Por meio da instalação de iluminação nessas construções, atividades de pesquisa, além de intervenções culturais e ações educativas com as populações locais, a iniciativa visa resgatar a memória e fortalecer o laço das comunidades com seus equipamentos culturais.